Projeto "Craque na Vida" integra a comunidade escolar e chega a Bonito
Projeto leva em consideração as habilidades de cada um e também combate a violência
Iniciativas que unem estudantes, pais e educadores em busca da identificação de inteligências múltiplas toma forma em Mato Grosso do Sul e, agora, alcançou a cidade de Bonito. O "Projeto Craque na Vida" trabalha uma série de atividades multidisciplinares. Por meio de pesquisas socioambientais realizadas nas escolas, sustentado pelos pilares de Inspiração, Protagonismo e Superação, são detectadas as habilidades de inteligência dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O foco é o positivismo e o incentivo individual dentro de um contexto coletivo, o "Craque na Vida" é responsabilidade da professora Fabiana Aparecida Cáceres, mestre em Educação e Formação de Professores. Ela trata a proposta como um teste de inteligências múltiplas, para que os alunos consigam, sozinhos, encontrar suas próprias potencialidades e pontos a desenvolver.
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), salienta que todo o esforço empreendido está concentrado na prevenção e na edificação de valores, habilidades socioemocionais e relações sociais saudáveis. Ele afirma que o projeto é encarado como uma jornada completa, abrangendo até mesmo as questões mais críticas que os jovens enfrentam, tais como o abuso de substâncias, violência e bullying.
Através do Livro Craq, que serve como ponto de partida para as atividades do projeto, são abordadas disciplinas como Ciências, Língua Portuguesa e Interpretação de Texto, com possibilidade de expansão para Matemática, Física e Educação Física.
A ferramenta quer dar autonomia para construção de projetos de vida. A realização de pesquisas com alunos e professores antes e após a implementação do projeto fornece um diagnóstico abrangente da rede, abordando indicadores de violência física e verbal, uso de substâncias lícitas e ilícitas, entre outros.
Ao se aprofundar nas experiências do personagem Craq, os estudantes assimilam o poder das escolhas para alcançar o sucesso na vida e se identificam com essas histórias, o que estimula a reflexão crítica e a autocompreensão. Ao se conhecerem melhor, os alunos têm a oportunidade de encontrar soluções positivas e adquirir a confiança necessária para tomar decisões mais embasadas.
O cultivo de valores como esforço e resiliência motiva os estudantes a buscarem o aprimoramento constante, abraçando a ideia do aprendizado contínuo, também conhecido como "lifelong learning". Tudo isso acontece tendo em vista o papel crucial desempenhado pelos educadores, tanto como agentes de transformação quanto como facilitadores do conhecimento.
O "Craque na Vida" quer transformar comportamentos violentos tanto dentro quanto fora do ambiente escolar e já obteve resultados em Itaporã.
Até o momento, os resultados obtidos demonstram a eficácia do projeto. Houve um aumento comprovado no interesse pela leitura de 97% dos estudantes, 46% deles estabeleceram laços mais estreitos com seus professores, 39% demonstraram maior envolvimento nas atividades escolares em geral e uma redução de mais de 50% nos casos de indisciplina.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.