Rede municipal promove intercâmbio educacional com especialistas do Canadá
Troca de experiências foi sobre o assunto da educação especial com professores da cidade de Winnipeg
A Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, coordenada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), promoveu intercâmbio sobre educação especial com professores da cidade de Winnipeg, no Canadá. A reunião aconteceu na última semana durante live. O objetivo do diálogo foi trazer questionamentos acerca do aproveitamento das experiências de mobilidade profissional, os resultados e impactos da inclusão escolar.
A professora Tânia Maria Filiú de Souza foi a mediadora do encontro. Ela representou a Capital junto com o secretário de Educação, Lucas Henrique Bitencourt. Do Canadá, participaram do encontro os palestrantes professor Adam Dyck, diretor da escola École Robert H. Smith School e a professora Ma. Rute de Oliveira Mendes, que trabalha na Winnipeg School Division.
De acordo com a professora Tânia, a live foi um momento de interação e diálogo com os profissionais que atuam com e na inclusão escolar em Campo Grande e no Canadá, a partir de contextos específicos.
De acordo com o secretário Lucas Bitencourt, o momento é de aprendizagem. “A live serviu para avançarmos ainda mais na educação especial e contribuiu para melhorarmos o atendimento com os nossos alunos e servidores, no que podemos agregar na nossa educação, que já é referência”.
O especialista canadense Adam falou sobre como é feita a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas do país da América do Norte. “Na escola, são dois grupos de suporte, sendo um que é o clínico e o outro suporte de inclusão, além dos professores de recursos que ficam na própria escola". Ele complementou que quando o aluno já chega com o laudo específico da deficiência, ele terá o suporte do time pedagógico. Quando o aluno não tem laudo, ele será encaminhado para os profissionais necessários”.
De acordo com a Semed, as escolas municipais de Campo Grande têm sala de recursos multifuncionais, assistentes educacionais inclusivos que possuem graduação em pedagogia e pós-graduação em educação especial e técnicos da educação especial que dão suporte às escolas, onde os alunos com deficiência estão matriculados.