UFMS realiza primeira colação de grau via internet
Estudante de Medicina de Três Lagoas se formou online e ainda, de forma antecipada
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizou a primeira colação de grau pela internet na última sexta-feira para uma aluna do curso de Medicina em Três Lagoas e já se prepara para formar mais estudantes dessa graduação na mesma modalidade.
Pode-se dizer que Ariél Krause foi duplamente beneficiada nesse período de pandemia de coronavírus, já que além de ter aproveitado a facilidade da colação online, ainda formou-se antes do tempo previsto, como prevê portaria do MEC (Ministério da Educação) que autoriza antecipação do período de graduação de estudantes da área da saúde para atuação combate à covid-19.
Além disso, ela também correu contra o tempo porque tem que assumir um concurso no Paraná na semana eu vem, e precisava do diploma. Assim, ela conseguiu liminar na Justiça para acelerar o processo de graduação.
Segundo o pró-reitor de Graduação Ruy Corrêa Filho da universidade, a organização dessa colação, em especial, foi trabalhosa, pois os preparativos foram feitos de um dia para o outro devido à liminar.
Ele explicou também que os ritos necessários foram cumpridos a rigor. “Assim como nós temos prevista a colação de gabinete, essa colação cumpriu basicamente todos os requisitos”.
A estudante foi até o gabinete do diretor do Campus de Três Lagoas, Osmar Jesus Macedo na sexta-feira e de lá, em chamada de vídeo pela internet, cumpriu os rituais de graduação.
Segundo Ariél, a universidade foi ágil em conseguir realizar a cerimônia. “Também demonstra o quanto a instituição tem se adequado ao contexto que temos vivido atualmente, o contexto da pandemia”, disse.
A agora médica também comentou que “foi muito inusitado, porque foi um evento online e além de ter sido um evento que já era importante para mim, tem o fato de que também foi um evento inédito da Instituição e eu estava lá fazendo parte disso”.
Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, “é um momento de emoção muito grande porque estamos vivendo num cenário complexo de saúde, de economia, no nosso país, no mundo, e vocês (estudantes da área da saúde) têm de estar na linha de frente ajudando o nosso país”, disse.
Mais colações à distância – Assim como Ariél, outros 39 alunos do curso de Medicina do campus de Três Lagoas se interessaram em abreviar o curso e colar grau, após a medida provisória do Governo Federal.
O pró-reitor Ruy Corrêa Filho explica que os estudantes interessados até agora, preenchem os requisitos necessários dispostos nas portarias da UFMS e do MEC para participarem da colação de grau.
A previsão é de que em breve sejam realizadas outras cerimônias de maneira virtual. “A gente tem plena convicção que eles estão muito bem preparados para contribuir com a sociedade, especialmente no enfrentamento da covid-19, nesse momento que a gente está passando”, afirmou.
O Ministério da Educação formalizou a possibilidade de antecipação da formatura para estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, enquanto durar a situação de emergência na saúde pública devido à pandemia da Covid-19.
A portaria nº 374/2020, do dia 3 de abril, autoriza essa antecipação e foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).