ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 25º

Enquetes

A 4 dias das eleições, 42% dos leitores não decidiram voto

Resultado da enquete aponta que 58% dos leitores já sabem; enquanto 42% ainda não decidiram

Paula Maciulevicius Brasil | 11/11/2020 08:25
Baixe o aplicativo e-Título na App Store ou Google Play para conferir se seu título está regular, onde você vota e se precisar justificar ausência. (Foto: Kísie Ainoã)
Baixe o aplicativo e-Título na App Store ou Google Play para conferir se seu título está regular, onde você vota e se precisar justificar ausência. (Foto: Kísie Ainoã)

Já na reta final das eleições municipais, pouco mais da metade dos leitores do Campo Grande News responderam que já sabem em quem vão votar. A quatro dias de chegar às urnas, 58% disseram que tem até a colinha pronta, enquanto 42% revelaram ainda ter dúvidas.

Para o professor de Direito e Relações Públicas e mestre em Fronteiras e Direitos Humanos, Caio Pedrollo, a justificativa de um número assim está no fato do brasileiro ser pouco politizado.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"O brasileiro se envolve pouco na atividade política do país ou mesmo na sua região, e isso junto a forma como o processo eleitoral se desenrola, dando mais visibilidade a cargos do executivo, faz com que as pessoas não decidam antecipadamente seus candidatos.", avalia.

Mesmo num ano atípico de eleições, por conta da pandemia, o professor acredita que esta é mais uma questão cultural mesmo. "Geralmente para prefeito, governador e presidente as pessoas já possuem uma posição, mas com relação ao legislativo, muitas pessoas decidem seu voto no próprio dia da eleição", afirma.

Em Campo Grande, são 612 mil 487 eleitores que vão sair de casa para o primeiro turno, no próximo domingo, dia 15 de novembro. A votação será das 7h às 17h e os eleitores não devem deixar para a última hora.

Antes de sair de casa, confirme o local de votação (clique aqui para confirmar no site do TRE/MS), zona e seção, para agilizar a votação. Saia já usando a máscara, leve sua própria caneta, junto do documento oficial, e claro, a colinha com os números dos seus candidatos (aqui você pode ver o modelo do site do TSE). Lembrando que não pode usar o celular na cabine, nem tirar selfies.

As eleições deste ano são municipais e a ordem de votação é: primeiro vereador, depois prefeito. Na fila, também mantenha a distância de 1m de quem está à sua frente. Se tossir ou espirrar, use o braço ou um lenço.

Confira as respostas às principais dúvidas nas matérias:

Não fiz a biometria nem participei da eleição passada, posso votar agora?

Máscara, álcool em gel, distância e horários, veja o que muda nas eleições 2020

Nos siga no Google Notícias