A descriminalização do porte de maconha vai diminuir a população carcerária?
Participe da enquete ao final da matéria e deixe seu comentário nas nossas redes sociais
O Campo Grande News quer saber, na enquete desta quarta-feira (26), se a descriminalização do porte de maconha vai diminuir a população carcerária? Participe da enquete ao final da matéria, ou na capa do portal, e deixe seu comentário nas nossas redes sociais.
Na terça-feira (25), O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por 8 votos a 3, descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Embora a conduta continue sendo ilícita, ela não será mais tratada como crime, evitando penalidades para indivíduos pegos com pequenas quantidades destinadas ao consumo próprio.
Atualmente a Lei de Drogas não define a quantidade de droga que caracteriza o uso individual, e deixa brechas para que os usuários sejam classificados como traficantes. Os ministros discutem os requisitos para essa distinção, com entendimentos variando entre 10 a 60 gramas. Edson Fachin afirmou que cabe ao Congresso definir essa questão, enquanto Toffoli sugere que o Legislativo deve apresentar os parâmetros em até 18 meses.
Conforme dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Senappen (Secretaria Nacionais de Políticas Penais), no Brasil há 8.591 mil presos por portar até 25 gramas de maconha, e 19.348 mil presos por portar até 100 gramas do entorpecente. De 852 mil pessoas em cumprimento de pena no país, 650.822 estão em regime fechado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.