Enquete: 56% dizem ter feito teste para detectar alguma doença sexual
Capital faz neste mês a campanha Dezembro Vermelho de prevenção ao HIV/AIDS com testes no próximo sábado
O Campo Grande News perguntou aos leitores nessa terça-feira (13) se eles já fizeram teste para detecção de alguma infecção sexual. A maioria dos leitores (56%) respondeu que já fez. Já 44% informou que não fez.
A Capital faz neste mês a campanha Dezembro Vermelho de prevenção ao HIV/AIDS. A população pode fazer testes gratuitos de detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no próximo sábado (17), no Camelódromo que fica na Avenida Afonso Pena, Centro de Campo Grande. Os atendimentos ocorrem das 8h às 14h30.
Os números de HIV/AIDS de Campo Grande superam os 5,8 mil. Neste ano, até o dia 23 de novembro, 198 pessoas receberam o diagnóstico de HIV e 110 de Aids.
A leitora Raquel Gonçalves disse que nunca fez os testes, mas ressaltou a importância. "Eu acho que testar pra IST é muito importante, principalmente para quem tem uma vida sexual ativa, com mais de um parceiro". Cayo Nascimento também nunca fez o teste e afirma: "uso camisinha".
Camila Bairros está entre a maioria e se consulta na ginecologista todos os anos. Ela diz que "é muito importante fazer o teste de IST regularmente porque muitas dessas doenças são assintomáticas. Então você pode estar transmitindo para o seu parceiro sem nem saber. Além disso, a maior parte dessas doenças têm cura, e quanto mais cedo descobrir e começar o tratamento, menor a chance de complicações futuras".