Enquete: 92% dizem não fazer exame de prevenção de câncer de boca
Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, em alusão ao Novembro Bordô, desde segunda-feira
Esta quarta-feira (9) foi marcada pelo ‘Dia D’ de prevenção ao câncer de boca. A Praça Ary Coelho, em Campo Grande, sediou atendimentos e orientações odontológicas. A ação foi desenvolvida pelo CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) e faz parte do Novembro Bordô.
Aproveitando a semana, o Campo Grande News perguntou aos leitores se eles realizam exames de prevenção ao câncer bucal. A grande maioria dos leitores (92%) respondeu que não faz. Apenas 8% respondeu que realiza algum acompanhamento da saúde da boca.
Segundo o secretário de Saúde de Campo Grande José Mauro, o câncer de boca é a quinta maior causa de morte no Estado entre os homens que fumam e bebem. O acompanhamento desta doença é feito por dentistas. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que no Brasil para o triênio de 2020-2022 sejam diagnosticados mais de 15 mil novos casos.
Yara Nascimento comentou a enquete e disse que desconhece a doença. "Não tenho conhecimento sobre essa doença e nunca busquei algum exame". Valter Xavier também nunca fez algum exame de rotina para prevenir essa doença. “Fiz exames recentes, de sangue e outros, mas não fui a um dentista para ver a saúde da boca”.