ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Enquetes

Maioria apoia volta do uso obrigatório de máscara em locais fechados

Desde março, governo e prefeitura não exigem utilização do equipamento de proteção individual

Adriel Mattos | 02/06/2022 07:45
Maioria apoia volta do uso obrigatório de máscara em locais fechados
Nas ruas, há quem continue se precavendo ao manter o EPI. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Em enquete do Campo Grande News, a maioria dos leitores apoiam novo decreto que obrigue o uso de máscara de proteção facial em locais fechados, tendo em vista aumento de casos de covid-19. Na consulta aberta na quarta (1º) e encerrada nesta quinta (2), 70% se manifestaram favoráveis ao retorno.

Os outros 30% são contra a retomada da obrigatoriedade. “Cada um que tem medo de pegar e acha que a máscara é a solução, que use, e estará protegido, ou não?” questionou Fabiana Marinho Boniatti na página do jornal no Facebook.

“Usa quem quer e quem estiver com sintomas. Não é proibido usar, quem achar que deve pode usufruir da mesma”, opinou Lucas Matricardi.

Já quem apoia a volta do uso obrigatório avalia que o Poder Público sequer deveria ter revogado os decretos. “Já era pra ter voltado. O povo tá abusando demais, tinha que proibir aglomeração de novo antes que piore mais ainda”, escreveu Luciene Maria Santana.

“Não adianta obrigar máscara novamente, porque o povo não usa e relaxou demais da conta. Por isso os casos de covid estão aumentando. E também o povo não está indo para tomar vacina, não adianta colocar máscara de volta se o povo não se cuida, vai em festa, vai em boate, vai em tabacaria, não adianta”, pontuou Emanuel Ávalos da Silva.

Maioria apoia volta do uso obrigatório de máscara em locais fechados

Desde 10 de março deste ano, o governo de Mato Grosso do Sul liberou o uso de máscara em locais fechados. Onze dias depois, a prefeitura de Campo Grande fez o mesmo, mas manteve a obrigatoriedade no transporte coletivo e unidades de saúde.

Boletim epidemiológico divulgado nesta semana pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontou que continua a tendência de alta de casos da doença causada pelo novo coronavírus. Em uma semana, foram confirmadas 2.594 contaminações pela doença e mais quatro mortes.

Os novos óbitos foram em Dourados, sendo uma mulher de 77 anos; em Campo Grande, um homem também de 77 anos; um homem em Maracaju e uma mulher em Água Clara, ambos de 75 anos.

Com os novos números, o Estado totaliza 534.642 casos desde o começo da pandemia, em março de 2020, e 10.569 mortes. A média é de 370,6 confirmações a cada 7 dias e 0,6 mortes.

Nos siga no Google Notícias