Maioria diz que não, mas 25% dos leitores são doadores de sangue
Conforme o estoque virtual do Hemosul, as tipagens O+ e O- estão na metade do ideal
A maioria dos leitores, 75%, informou que não é doador regular de sangue. Outros 25% dizem doar regularmente. O resultado foi obtido por meio da enquete do Campo Grande News de quarta-feira (28).
Conforme o estoque virtual do Hemosul, as tipagens O+ e O- estão na metade do ideal. Para tentar aumentar o número de doadores e suprir a demanda, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), fez nesta semana uma blitz educativa para ampliar as doações de sangue.
A leitora Letycia Araujo conta que é doadora e diz que foi a melhor decisão que tomou. "É tão bom saber que 1h do seu dia, e a cada três meses, pode salvar 4 pessoas com apenas uma doação", comentou ela. Há 30 anos doando sangue, Luis Silva afirma que é apoiador da causa "como ninguém".
Outra leitora que é doadora regular é Maira Oliveira, que conta que não mora mais em Campo Grande. "Hoje em dia faço questão de ir até a Capital para fazer a minha parte pois aqui em minha cidade não tem ponto de coleta do Hemosul", afirmou ela.
Somente no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul são realizadas de 20 a 25 transfusões de sangue diariamente na parte da tarde. Para doar sangue em Campo Grande é preciso comparecer em uma das unidades do Hemosul na Capital, de segunda a sexta-feira. A unidade do Centro também está aberta aos sábados. Confira os endereços no link.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.