Maioria dos leitores diz consumir bebida alcoólica "raramente"
Entre as opções, 42% declararam que consomem “raramente”, 34% “em confraternizações” e 24% “todos os dias"
Enquete de domingo (8) perguntou aos leitores do Campo Grande News com qual frequência costumam consumir bebida alcoólica. Entre as opções, 42% declararam que costumam consumir “raramente”, 34% “só em confraternizações” e 24% “todos os dias”.
Neste mês de janeiro, através da Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), ocorre o movimento Dry January (Janeiro Seco, em tradução literal), que começou no Reino Unido, pela organização Alcohol Change United Kingdom, e foi trazida ao Brasil pela CISA. A iniciativa incentiva a redução do consumo de álcool, pedindo que não se beba por um mês, em janeiro.
De acordo com dados do Centro, no Brasil, uma em cada cinco pessoas bebem demais. Para a OMS (Organização Mundial de Saúde) não existe uma quantidade segura de ingestão da substância para saúde, mas o dano ao organismo é proporcional ao volume que se bebe e à periodicidade.
O leitor José Gomes Bezerra relatou nas redes sociais do jornal que bebe “só no final de ano”. Eduardo Avila escreveu que bebe “só quando dá vontade”.
Danielle Oliveira aproveitou o tema para compartilhar sua opinião a respeito do consumo de bebida alcoólica. "Tenho percebido que o consumo de álcool aumentou deveras. As pessoas não percebem mas se tiverem dinheiro e se pudessem, beberiam todos os dias. Isso é triste! Pq álcool vicia. É um tipo de droga. Depois da pandemia muita gente criou esse péssimo hábito. Não estou aqui para julgar ninguém, apenas para que tomem cuidado”, escreveu.