O consumo de energia na sua casa é maior em qual período do dia?
Segundo concessionária de energia elétrica, o consumo aumentou devido à onda de calor que paira sobre MS
O Campo Grande News, na enquete desta sexta-feira (29), quer saber em qual período o consumo de energia é maior na sua casa? Participe da enquete ao final da matéria, votando em uma das opções "de manhã", "de tarde" ou "de noite", e deixe seu relato nas nossas redes sociais.
Nos últimos dias, com a onda de calor, houve um aumento no consumo de energia em Mato Grosso do Sul, com a utilização de ar-condicionado, ventiladores e maior consumo de itens refrigerados, o "abre e fecha" da porta da geladeira. Devido ao maior consumo, a rede elétrica teve uma sobrecarga e em muitos bairros de Campo Grande e cidades do interior apresentaram a falta de energia, ou apenas meia fase funcionando.
Segundo dados da Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, no dia 21, o consumo de energia teve um recorde. Foi registrado o pico de consumo de energia elétrica no Estado às 21h45 do dia 21, alcançando a potência de 1.248 MW (Megawatts). Essa marca superou o recorde anterior, estabelecido em 29 de março deste ano, quando o consumo atingiu 1.214 MW.
O coordenador comercial da concessionária, Jonas Ortiz, ressalta que o horário de maior consumo residencial é às 22h e que o aparelho mais usado é o ar-condicionado. “Segunda e terça bateram novos recordes de consumo às 22h. A utilização do ar e a própria geladeira força mais durante o dia e a noite, com a temperatura externa maior. Quanto mais esforço do aparelho, mais consumo de energia”.
Plano de contingência - De acordo com Helier Fioravante, gerente de operações da empresa, a companhia realizou 292 ações nos municípios. O plano é dividido em três frentes: antecipar, recuperar e aprender. Até o momento, foram feitas 139 ações de antecipação, 144 de recuperação e 9 de aprendizagem.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.