Para 72% dos leitores, há igualdade salarial entre homens e mulheres
Em MS, 580 empresas precisam comprovar que mulheres recebem o mesmo que homens
A maioria dos leitores afirma que há igualdade salarial entre homens e mulheres na empresa em que trabalham em Mato Grosso do Sul. Apenas um em cada três apontaram que o salário é diferente de acordo com o gênero. O resultado foi obtido por meio da enquete do Campo Grande News deste sábado (13).
Em 2023 foi aprovado e sancionado Lei Federal 14.611, que busca garantir remuneração justa entre homens e mulheres. A legislação prevê fiscalização e em um ano em vigor nenhuma empresa sul-mato-grossense foi flagrada ou penalizada. A resposta de 72,34% dos participantes ratifica este cenário.
De acordo com a legislação, quem descumprir as regras previstas deverá pagar multa de 3% sobre a folha salarial da empresa, que pode chegar a R$ 141,2 mil. A lei prevê 5 medidas para garantir a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens. Em MS, as regras valem para 580 empresas, que tem 100 empregados ou mais.
Apensar disso, segundo estudo divulgado pelo ICS (Instituto Cidades Sustentáveis), em março deste ano, divulgado em março deste ano, em Campo Grande, os homens e mulheres têm a maior diferença salarial entre as Capitais em estudo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.