Qual dessas atividades você tem mais medo na pandemia?
Espaços fechados e com muitas aglomerações aumentam risco de infecção pela covid-19
Enquete desta quinta-feira (20) quer saber quais atividades têm causado mais receio ao leitores em relação ao risco de infecção pela covid-19. Para responder, é só votar ao final desta matéria ou na capa do Campo Grande News.
Entre as escolhas estão aulas, academia, igreja, compras em geral - em shopping ou mercados. Vale lembrar que o espaço de comentários no próprio jornal e nas redes sociais está aberto para que leitores comentem outras alternativas e relatem situações.
Conforme especialistas, ainda que o coronavírus indique novas características com frequência, já é sabido que por se tratar de uma doença viral de transmissão respiratória, é necessário praticar medidas de distanciamento social para reduzir danos.
"As pessoas precisam ficar distanciadas para evitar o contágio, principalmente quem tiver tossindo ou falando, sobretudo sem máscara. É fundamental manter essas condutas, e serviços podem até funcionar, desde que as normais sejam seguidas à risca", comentou o infectologista Rodrigo Nascimento em reportagem publicada nesta semana.
Em boletim publicado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), foi ressaltado que locais e atividades de interação social, principalmente em ambientes fechados, com grande número de pessoas e pouco arejados, devem continuar a ser evitados, seja no transporte público, eventos de massa e pontos comerciais.
"Somente essas medidas, aliadas à intensificação da campanha de vacinação, podem garantir a queda sustentada da transmissão e a recuperação da capacidade do sistema de saúde", dizia a publicação.