Quase unânime, 88% discordam da criação da bandeira da escassez hídrica
Aneel instaurou nova taxa na conta de energia elétrica por conta da dificuldade em geração do recurso no País
Discordar da criação de nova taxa para estimular a diminuição do uso de energia elétrica se tornou quase uma unanimidade entre os leitores do Campo Grande News, que responderam enquete. Cerca de 88% são contrários, enquanto apenas 12% concordam com a decisão.
Por conta da pior escassez hídrica dos últimos 91 anos, que faz com que os rios estejam em níveis baixos e prejudiquem a geração de energia elétrica, via hidrelétricas, o governo federal, por meio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu instaurar a "Bandeira Escassez Hídrica", que adicionará R$ 14,20 a cada 100 quilowatt consumidos por hora.
A proposta é que, no cenário de dificuldade na obtenção de tais recursos, essa taxa possa tentar incentivar a redução do consumo. A leitora Cristiane Freitas, nas redes sociais, comenta que tal medida será sentida apenas pelas pessoas mais pobres. "Até parece que rico faz economia, os pobres é que sofrem".
Além dela, a leitora Lorena Santi ironiza o acréscimo no valor da conta de energia. "Ah, claro. Já estão baratinho os impostos".