Queremos saber: Você costuma consumir bebida alcoólica em qual frequência?
Um dos sinais de alcoolismo é ter dificuldades para parar de beber mesmo em estado de embriaguez
Assim como qualquer vício, a ingestão frequente de bebidas alcoólicas traz danos tanto à vítima quanto a quem convive com ela. Entre os sinais de que uma pessoa está dependente do álcool e precisa de ajuda é justamente o fato de que ela continua a beber, ainda que isso a esteja afastando da família e dos amigos.
Outros sintomas são de que a pessoa já se tornou dependente são: beber sozinha e fora de situações sociais; demonstrar agressividade quando confrontados; ter dificuldades para parar de beber mesmo estando embriagadas; apresentar paranoia e alucinações; tentar esconder as evidências do consumo de bebidas alcoólicas; apresentar sinais preocupantes, como perda de memória, tremores, insônia e falta de apetite.
Neste mês de janeiro, através da CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), ocorre o movimento Dry January (Janeiro Seco, em tradução literal), que começou no Reino Unido, pela organização Alcohol Change United Kingdom e foi trazida ao Brasil pela CISA. A iniciativa incentiva a redução do consumo de álcool, pedindo que não se beba por um mês, em janeiro.
De acordo com dados do Centro, no Brasil, uma em cada cinco pessoas bebem demais. Para a OMS (Organização Mundial de Saúde) não existe uma quantidade segura de ingestão da substância para saúde, mas o dano ao organismo é proporcional ao volume que se bebe e à periodicidade.
Assim, o Campo Grande News pergunta: Você costuma consumir bebida alcoólica com qual frequência? Principalmente após os excessos de fim de ano, é bom ficar atento à frequência do consumo de bebidas alcoólicas para não ter que lidar com alguma dependência futuramente. Por isso, s opções de respostas são: raramente, só em confraternizações, todos os dias.
Responda abaixo a nossa enquete: