Sete a cada 10 leitores dizem que não sabem como proceder em caso de incêndio
Prédio no Centro da Capital foi incendiado, nesta semana, com multa de quase R$ 9 mil por falta de certificado
Sete a cada 10 leitores do Campo Grande News que responderam enquete afirmam que não sabem quais são os procedimentos que devem ser feitos em caso de incêndio. Recentemente, fogo tomou conta de prédio no Centro de Campo Grande e, de acordo com apuração do jornal, a falta de certificado de segurança provocou multa de R$ 8,9 mil.
Um acidente com fogo pode ser iniciado por diversos fatores, tais como falhas na rede elétrica, superaquecimento de equipamentos eletrônicos ou incidentes humanos, como descarte incorreto de cigarro, por exemplo.
Desta forma, é essencial que as edificações tenham um PPCI (Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios), que deve ser elaborado por profissionais preparados e seguir as especificações do Corpo de Bombeiros Militar.
Outra dica importante, que virou matéria do Campo Grande News, é manter fechadas as portas corta-fogo de escadarias de prédios, para caso haja princípio de chamas, a fumaça pode se espalhar rapidamente fazendo da escada uma “chaminé” de fumaça preta, que pode sufocar, causar desmaios e até matar quem esteja tentando deixar o prédio.
Desta forma, quem passa tem que deixar a porta fechar até que venha outra pessoa e não deve ser colocado um calço para mantê-la aberta, pois assim a fumaça pode entrar.
De acordo com nota técnica da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a principal recomendação é acionar, o quanto antes o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do 193.
Além disso, locais devem ter extintores de incêndio em locais de fácil acesso, devidamente carregados e revisados. Além disso, deve-se evitar vazamento de líquidos inflamáveis, falta de ventilação, trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres. Outros comportamentos também são recomendados, tais como:
- agachar-se próximo ao solo em caso de muito fumaça e, nessa posição, tentar sair do ambiente o quanto antes
- usar pano molhado no nariz para reduzir a inalação de fumaça (toxinas), para fugas rápidas
- procurar pelas saídas de emergências que devem ser sinalizadas
- não voltar para buscar objetos materiais
- não subir em uma edificação, sempre busque a saída de emergência mais próxima em direção a rua