Você acha que os casos de "vaca louca" irão afetar preço da carne?
Casos foram confirmados em Mato Grosso e Minas Gerais durante este sábado (4)
Dois casos envolvendo o mal da vaca louca foram confirmados pelo Ministério da Agricultura neste sábado (4) em Mato Grosso e Minas Gerais. Por isso, na enquete de hoje, o Campo Grande News quer saber sua opinião: você acha que os casos irão afetar o preço da carne em Mato Grosso do Sul?
Com as notificações, as importações para China foram suspensas, mas o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou que a confirmação não altera o status do Brasil de “risco insignificante para a doença”. Assim, o Ministério acredita que não há justificativa para impacto no comércio.
Sobre a variação de preços, o economista Eduardo Araújo, em entrevista ao jornal Folha Vitória, explicou que podem haver efeitos opostos. Caso haja diminuição da procura por parte dos consumidores, o preço dos açougues pode reduzir. Em outra situação, a perda dos produtores pode fazer com que haja aumento nos valores de carne.
O mal da vaca louca é uma doença que afeta o cérebro dos animais, gerando descontrole motor. Com a doença, as células morrem e o cérebro fica com aparência esponjosa. Classificada como atípica, a situação ocorre de maneira espontânea.
A enquete já está disponível, participe!