Você paga o IPTU ou espera o Refis? Participe da enquete
Segundo secretária, a Sefin (Secretaria de Finanças e Planejamento) não planeja realizar o Refis em 2023
A enquete do Campo Grande News desta quinta-feira (12) quer saber se você paga o IPTU ou espera o Refis? Responda a enquete no final da matéria ou na capa do jornal e deixe sua opinião nas redes sociais.
Terminou na terça-feira (10) o prazo para realizar o pagamento do imposto à vista, com desconto de 20%. Para o contribuinte que escolheu parcelar, a primeira parcela também venceu em 10 de janeiro.
A Sefin (Secretaria de Finanças e Planejamento) não planeja realizar o Refis, também conhecido como PPI (Programa de Pagamento Incentivado), em 2023. A informação foi repassada pela secretária Márcia Helena Hokama.
“Não temos a intenção de fazer o Refis este ano. Quando a gente faz Refis é recuperação econômica da população, como a gente vem num período pós-pandemia, depois fomos surpreendidos por uma guerra, quando você é surpreendido com uma situação dessas, tem que ajudar a população, mas a população também tem suas obrigações para com o poder público, nós temos o dever de promover a arrecadação”, relata.
Ainda de acordo com a titular da secretaria, foi observado que algumas pessoas estavam deixando de pagar o IPTU para contar com o Refis.
“Agora nós estamos com uma retomada na economia. As pessoas também precisam voltar a se disciplinar. Boa parte da população estava deixando de pagar o IPTU para contar com o Refis”, conta.
No ano passado, a Prefeitura de Campo Grande arrecadou R$ 68 milhões na primeira parte do Refis e R$ 54 milhões na segunda.