ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Enquetes

Você sabe o que é compliance? Participe da enquete

Responda "sim" ou "não" no final da matéria ou na capa do jornal

Idaicy Solano | 29/05/2023 08:02
Governador Eduardo Riedel em reunião com secretários Marcelo Miranda, Pedro Caravina e controlador-geral Carlos Girão (Foto: Saul Schramm/Governo do Estado)
Governador Eduardo Riedel em reunião com secretários Marcelo Miranda, Pedro Caravina e controlador-geral Carlos Girão (Foto: Saul Schramm/Governo do Estado)

Nesta segunda-feira (29), a enquete do Campo Grande News pergunta: você sabe o que é compliance? Responda "sim" ou "não" no final da matéria ou na capa do jornal e deixe seu comentários nas redes sociais.

No mundo corporativo, o termo compliance diz respeito ao conjunto de normas e práticas éticas e de boa conduta alinhada entre os colaboradores e uma empresa ou instituição. O objetivo é cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes impostas pelas organizações.

Durante evento na UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, em abril, o governador Eduardo Riedel (PSDB) estabeleceu um programa de compliance público em sua gestão. O modelo será relacionado aos projetos na área de economia, logística, cidadania, educação e segurança.

A instituição da política de compliance no âmbito da administração estadual foi estabelecida em março, pela CGE (Controladoria-Geral do Estado) e Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica).

O governo estabeleceu contratos de gestão com todas as secretarias, autarquias e fundações do Estado. O objetivo dos contratos é estabelecer as metas, compromissos e inovações de cada pasta, os contratos de gestão são assinados pelo governador e todos os secretários no começo de cada ano e, ao final do ano, são avaliadas as metas e resultados cumpridos.

Na área da administração pública, a advogada Mariana Thomé, que é mestre em Direito e especialista em compliance, explica que a proposta vai além de agir em conformidade com a legislação, a ética e a integridade. Segundo a especialista, o modelo serve para gerir riscos e diminuir as chances de fraude. "Isso é possível por meio das várias ferramentas que o programa possui e que podem ser utilizadas da melhor forma e no interesse da Administração”.

Enquete

Você sabe o que é compliance?

Sim

40%

Não

60%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias