Você tem costume de anotar todas as suas contas? Responda a enquete
Deixe sua dica para poupar e controlar os gastos em nossas redes sociais
A enquete do Campo Grande News desta terça-feira (17) quer saber se você tem costume de anotar todas as suas contas? Responda a enquete no final da matéria e deixe seu relato nas redes sociais.
Uma forma de fazer isso é dividir em uma planilha os gastos fixos do mês, como por exemplo, saúde, medicação, alimentação e moradia; gastos a curto prazo, que podem ser para consertar algo ou comprar algo que seja uma necessidade urgente; gastos a longo prazo, que podem ser necessidades não tão urgentes, que não são prioridades no momento; e por fim os gastos de emergência.
O hábito de anotar as despesas e separar os gastos em nível de prioridade pode ajudar a estabelecer um melhor direcionamento do seu dinheiro e planejar metas, evitando gastos desnecessários e supérfluos.
Criar o hábito de poupar pelo menos uma quantia simbólica todo mês pode salvar sua pele em momentos de emergência ou ajudar a tirar os planos do papel. Você pode planejar seu financeiro para trocar de celular, viajar ou realizar algum desejo pessoal.
Cartilha de consumo consciente criada pelo Governo Federal também auxilia nas despesas, ensinando alternativas para reduzir gastos com energia elétrica.
Algumas dicas é reduzir a quantidade de aparelhos eletrônicos ligados à energia elétrica, reduzir o tempo de banho e alternar o uso do ar condicionado com ventiladores. Acesse a cartilha completa clicando aqui.