Apostas esportivas crescem no Brasil e movimentam a economia
O mercado online pode atingir 39 bilhões de dólares em receita anual até 2033
Há pouco tempo as apostas esportivas eram consideradas um passatempo de nicho que contava com apenas algumas centenas de fãs espalhados pelo Brasil, mas nos últimos anos isso mudou totalmente e hoje elas não apenas têm crescido de forma acelerada como também movimentam de forma positiva a economia do país.
Crescimento acelerado
Durante décadas as apostas esportivas eram um simples complemento na maioria dos cassinos, com destaque para os estabelecimentos em países com um forte histórico de apostas como o Reino Unido (especialmente a Inglaterra), onde são legalizados.
Agora, com o lançamento de diversos sites e aplicativos que funcionam em todo tipo de smartphone, essa modalidade está crescendo ao redor do mundo. De acordo com dados da Goldman Sachs, o mercado online pode atingir 39 bilhões de dólares em receita anual até 2033, e as apostas digitais são responsáveis pela maior parte desse aumento.
Um dos melhores exemplos do crescimento explosivo desse setor ao redor do mundo é o caso dos Estados Unidos. Segundo a empresa Morning Consult, o mercado de apostas esportivas norte-americano mais do que dobrou em 2021, passando de pouco mais de 26 bilhões de dólares para impressionantes 52,7 bilhões.
Ainda de acordo com os números do mesmo relatório, se em 2020 apenas 10% dos adultos com mais de 21 anos nos EUA apostavam pelo menos uma vez por mês, hoje a porcentagem aumentou 80% e cerca de 18% adotaram o hábito.
No Brasil não é diferente e de acordo com dados do site Marketing Esportivo, o setor nacional passou de cerca de 2 bilhões de reais em 2018 para mais de 7 bilhões em 2020.
Os números ainda são modestos quando comparados aos dos Estados Unidos, mas considerando que há pouco tempo o país sequer contava com plataformas onde fazer seus palpites, e que atualmente o mercado já está na casa dos bilhões de reais, é possível afirmar que o setor nacional é um dos mais promissores do mundo.
Diversos benefícios econômicos positivos
Os especialistas afirmam que há dois principais motivos que explicam o crescimento das apostas esportivas nos últimos dois anos: o esforço de marketing digital das diversas plataformas disponíveis atualmente no mercado e o crescimento da audiência de grandes eventos esportivos.
É fato que há uma alta correlação positiva entre a audiência de um evento esportivo e a quantidade de apostas esportivas feitas e, segundo a empresa Prodege, especialista em pesquisas de mercado, a possibilidade de poder apostar em diversos campeonatos gerou interesse geral e aumentou a audiência e a renda das equipes em todos os principais esportes – com destaque especial para o futebol, que é a modalidade mais popular do mundo.
Outro aspecto positivo em relação às apostas de futebol é o patrocínio de equipes nacionais por grandes empresas do setor. Um dos maiores exemplos nesse sentido é o Atlético-MG que, após fechar com a Betano, conseguiu conquistar o Brasileirão em 2021. Assim como mencionado anteriormente, esses patrocínios geram um loop de feedback positivo em que os fãs se engajam mais com o time devido à possibilidade de realizar apostas nos resultados das partidas (assim como em outros acontecimentos como o número de gols e a margem da vitória).
Na realidade, atualmente o mercado de apostas superou o setor financeiro para se consagrar como o maior patrocinador dos clubes de futebol brasileiros, e 35 dos 40 clubes das séries A e B contam com pelo menos alguma espécie de patrocínio de uma plataforma de apostas.
O movimento não é exclusividade do futebol nacional, mas a expressividade que a prática já tomou no país com poucos anos da chegada das plataformas por aqui mostra o tamanho da força do Brasil no esporte da bola redonda.
Futuro ainda mais promissor pela frente
É verdade que em pouco tempo as apostas esportivas já chamaram a atenção dos brasileiros e o setor não para de crescer, mas com a chegada de novas tecnologias como o 5G, que devem aumentar ainda mais as possibilidades de engajamento entre os fãs e seus clubes favoritos, essa indústria deve crescer ainda mais nos próximos anos e se tornar uma parte integral da cultura nacional.