Calendário do futebol feminino muda e Operário terá mais jogos em 2025
A Confederação Brasileira de Futebol alterou as competições nacionais em reunião na última semana
O calendário do futebol feminino passará por mudanças em 2025, o que fará com que o Operário tenha mais jogos neste ano. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fez uma reunião virtual na última semana com representantes dos clubes das três divisões nacionais.
As duas primeiras divisões, Campeonato Brasileiro, Série A1 e Série A2 serão ampliados. Até 2027, a primeira divisão terá 20 clubes. Já a segunda divisão terá 20 equipes até a temporada de 2028. Além disso, está prevista a criação da Copa do Brasil de futebol feminina em 2025.
Essas medidas afetam diretamente o Operário, atual campeão estadual. O Galo deve ter uma vaga na Copa do Brasil Feminina. A competição contará com a participação de 64 equipes das três divisões do Campeonato Brasileiro Feminino. Na primeira fase os 32 clubes da Série A3, onde está o time sul-mato-grossense, se enfrentam em confrontos eliminatórios em jogo único, avançando 16. Na segunda fase entram os 16 clubes da Série A2 e, na terceira fase, os 16 clubes da Série A1.
No Campeonato Brasileiro A3, o Operário terá três jogos na primeira fase, ao contrário do confronto eliminatório em ida e volta que havia até então. A divisão de acesso ao futebol feminino nacional já neste ano contará com uma mudança em sua primeira fase, onde os 32 clubes passarão a ser distribuídos em oito grupos de quatro clubes, e jogarão em turno único, aumentando assim a competição de 62 para 78 jogos. Para o ano de 2026, os jogos da primeira fase serão disputados em turno e returno, aumentando de três para seis jogos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.