Entidade cobra na Justiça punição a médico acusado por racismo em jogo
Costa Rica afastou funcionário de 48 anos após registro de boletim de ocorrência
FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) protocolou, na tarde desta quarta-feira (13), pedido de instauração de inquérito para apurar o crime de injúria racial sofrido pelo árbitro Rosalino Francisco Sanca na partida entre Costa Rica e Operário, realizada no dia 3 de março.
Até o fechamento desta matéria, o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) não havia se pronunciado. De acordo com o documento, assinado pelo vice-presidente da entidade, Marco Tavares, o árbitro atuava na partida quando um funcionário da comissão técnica teria dito: “Esse neguinho gosta de confusão”.
Conforme noticiado mais cedo, o clube afastou o membro de 48 anos. Ele estava prestando serviço ao Costa Rica desde o início da atual gestão, que começou em 2021.
Vídeo do momento mostra o árbitro pedindo para que um funcionário saísse da tenda destinada à arbitragem. Irritado, ele se retirou, mas antes disse: "Por isso que ninguém gosta de você aqui". Na sequência o homem dispara xingamentos e ofensas.
Segundo nota enviada pelo presidente do clube, André Baird, o funcionário ficará afastado das atividades ligadas ao time até o fim das investigações. Ainda conforme o texto, a diretoria do Costa Rica disse estar colaborando com a polícia para que esse assunto seja esclarecido o mais rápido possível e que "[...] nunca acontecimentos desse tipo haviam acontecido".
O caso foi registrado como injúria racial na tarde de ontem (12) na Depac Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário e Centro Integrado de Polícia Especializada).
[ * ] Matéria alterada às 10h27 de 15/03/2024 para correção de informações.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.