Investimentos do governo mantêm viva a tradição do laço comprido em MS
Governo transferiu recursos para federação de laço promover 27 festas em todo o Estado
Dando continuidade ao programa de investimentos “MS +Esporte”, o governo de Mato Grosso do Sul destinou nesta quarta-feira (15), R$ 1,2 milhão para a Federação de Clubes Laço Comprido de MS, para promover eventos e manter viva a tradição no Estado.
Segundo o governador Reinaldo Azambuja, a modalidade considerada esportiva, tem a simpatia de toda a sociedade, movimenta a economia em diferentes municípios durante as competições. Com isso, os recursos serão utilizados pelos clubes de laço para promover eventos no estado.
“Sempre foi pleiteado o apoio ao laço comprido. A federação se credenciou e nós conseguimos conveniar e hoje fizemos a transferência de 1,2 milhão que vai custear 27 festas de laço realizadas pelos 33 clubes existentes. O recurso será um apoio financeiro para aquisição de tenda, arquibancada, palco, premiação, pagamento de arbitragem e para ajudar a fortalecer ainda mais esse esporte que além de ser tradicional, une as famílias de Mato Grosso do Sul e faz parte da tradição do Estado”, ressaltou o governador.
Presente na assinatura do convênio, o secretário Infraestrutura, Eduardo Riedel destacou a importância da modalidade no cenário sul-mato-grossense. “O governo sempre ajudou nas festas de laços e com essa parceria vem estruturando o conceito de que o laço faz parte da nossa cultura, da nossa raiz, do nosso esporte e da nossa tradição”, frisou.
Além do repasse de recursos, Azambuja adiantou que a partir do ano que vem, os lançadores poderão se inscrever para participar dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, programa do governo estadual que destina auxílio financeiro a atletas e treinadores que disputam competições regionais, nacionais e internacionais levando o nome de Mato Grosso do Sul.
“Esse é um momento histórico por que nasci no laço comprido. Tem cidades que esperam o ano inteiro para a realização da festa, portanto essa ajuda muito importante. O laço comprido é cultura”, resumiu o presidente da Federação dos Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul, Pompílio Cabral Júnior.
Ainda em parceria com a federação, o governo já investiu R$ 480 mil na construção do vestiário, galpões e barracões do Parque do Laçador. No evento o governo garantiu que fará a obra de cobertura da pista do Parque do Laçador em Campo Grande.