Na Seleção, Ana Beatriz Sanches encerra temporada com muitas conquistas
O ano começou com ida para a Seleção Brasileira e termina com nova convocação para 2024 da atleta de 15 anos
A jogadora de vôlei de praia Ana Beatriz Sanches avaliou a temporada como sendo a melhor desde que começou a praticar a modalidade. No começo do ano, ela teve oportunidade de participar de treinamento em Saquarema (RJ), onde fica a sede da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol). Neste dezembro, uma nova convocatória. Com apenas 15 anos, ela já tem título na categoria sub-19 pelo Brasileiro Interclubes.
Atualmente, Ana Sanches é uma das principais atletas de Mato Grosso do Sul no contexto do vôlei de praia. Ela, junto a Danielly Caputo, também do Estado, se apresentam dia 6 de janeiro em Saquarema no Centro de Desenvolvimento do Voleibol.
Em entrevista, a gigante Aninha de 1,76 m avaliou a temporada. "Este ano eu tive bastante títulos. Eu conquistei os títulos da temporada no Brasileiro Interclubes. Eu pretendo ganhar no ano que vem e continuar liderando o ranking aqui no Estado". No momento, mesmo com 15 anos, ela é a melhor jogadora sub-17 em Mato Grosso do Sul.
O principal objetivo da próxima passagem pela Seleção Brasileira será o de se preparar visando o Campeonato Sul-Americano da modalidade. Para Ana Beatriz, foi a convocação mais importante da carreira. "É uma experiência muito grande, a gente tem preparadores físicos mais experientes. É algo único".
A menina treina todos os dias e agora está em descanso por conta do final da temporada. "Eu vinha de uma sequência muito grande e o último campeonato foi no começo de dezembro", explicou a atleta de 15 anos.
Vivenciar o ambiente esportivo de primeiro nível é estar sempre com pressão por resultados. Ana Beatriz disse que melhorou a parte mental ao longo do tempo e hoje tem trabalhado com psicologia esportiva. "Saber do meu limite e saber que jogo com pessoas mais velhas tem se tornado mais fácil. Normalmente, eu sou sempre a mais nova".
Terminando a avaliação de 2023, Ana demonstra que viveu uma crescente na temporada. "Acho que o pior momento foi o começo de ano. Tinha menos competições".
Orgulho dos pais - Ana Sanches é o orgulho da família. O pai, coordenador de vendas, Olímpio Antônio Francelino Júnior, de 43 anos, visualizava as quadras de areia da Praça Belmar Fidalgo e olhava com orgulho a filha vencedora. "Orgulho, né? Ter uma filha assim tão jovem e já despontando a nível Brasil. Ela é muito determinada e engajada desde cedo. Nós como pais somos muito incentivadores".
Ele complementa que às vezes é difícil acompanhar a filha por conta das viagens e rotina em Campo Grande. E também demonstrou preocupação. "Esteja onde ela estiver, vamos sempre estar torcendo."
A mãe, a instrumentadora cirúrgica Vanessa Azevedo Sanches, de 42 anos, se surpreende com o talento da filha. "A convocação marcou bastante para nós. Ficamos bem surpresos com o título brasileiro também".
Ela complementou que a filha teve muitas parceiras que formavam duplas e sempre foi bem. "A Ana sempre se manteve como a primeira colocada. Isso foi bem marcante também".
Ambos citam que a filha é muito madura e responsável para a idade. Com 15 anos, ela viaja com frequência para as disputas e treinamentos fora do Estado.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.