No aniversário de 81 anos, Comercial foca na categoria de base para o futuro
A equipe campo-grandense faz aniversário nesta sexta-feira com objetivos definidos para 2024
O Esporte Clube Comercial, de Campo Grande, completa 81 anos nesta sexta-feira (15). O time de futebol foca nas categorias de base no masculino e no feminino para buscar o retorno aos tempos de glória. Fundado em 1943, a equipe teve seu pior ano em 2023 com o rebaixamento inédito à 2ª divisão no futebol masculino.
Para este ano, o clube tem o objetivo de disputar o Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B de futebol masculino, as competições de base nos dois naipes e disputar ainda o Estadual Feminino.
Foi o que explicou o diretor das categorias de base, Denner Ramires. "A base será o renascimento da equipe, foi dado continuidade ao trabalho e nossa expectativa é grande. Estamos em processo de preparação para o sub-20 e sub-17.
Nas redes sociais, o clube agradeceu a todos que fizeram parte da história gloriosa de 81 anos. "O Esporte Clube Comercial agradece a todos os torcedores, atletas, diretores, presidentes e profissionais esportivos que passaram e ajudaram o clube ao longo desses 81 anos de história. Temos a certeza que sem vocês, da família comercialina, não seria possível chegarmos até aqui!".
O dia 15 de março rendeu homenagens até do maior rival, o Operário Futebol Clube. "Hoje é o aniversário do nosso grande rival. O restante são só adversários. Parabéns ao Comercial e esperamos encontrá-los em breve onde mais gostamos: num estádio de futebol! Força Colorado!".
Histórias do time feminino - A diretora do departamento de futebol feminino, Romilda Campos, de 55 anos, é uma das grandes responsáveis pela história gloriosa do Esporte Clube Comercial. A equipe é até hoje a maior campeã sul-mato-grossense na modalidade. São sete títulos. Porém, o último foi em 2017.
Romilda relembrou emocionada dos anos de glória. Para ela, as memórias mais importantes são o último título feminino e o amistoso diante do Santos de Marta e Cristiane. O resultado foi 10 a 0 para o time paulista no Estádio Morenão.
"Eu me sinto honrada por fazer parte da história do Comercial, são 27 anos no clube. Somos o maior campeão estadual feminino" - disse Romilda.
Ela complementou que está montando um time sub-17 para a disputa do Estadual no próximo semestre. Além disso, reforçou o desejo de voltar a disputar o Estadual adulto neste ano.
Natural de Fátima do Sul, distante a 239 km de Campo Grande, Romilda chegou a Capital e sempre teve o desejo de disputar o Estadual feminino. Ela chegou a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) que a orientou na procura de um clube. Assim, o caminho do Comercial e dela se encontraram.
História - A trajetória do Colorado começa com a fundação feita pelo esportista Etheócles Ferreira. Os primeiros jogadores que formaram o grupo em 1943 foram estudantes do Colégio Dom Bosco, de Campo Grande. O clube permaneceu no amadorismo durante 29 anos e o registro profissional foi feito em 1972.
O motivo do registro foi a disputa para o Campeonato Brasileiro de 1973 ainda pelo Estado de Mato Grosso. O Comercial foi campeão do torneio classificatório e foi o primeiro a representar a federação na competição nacional. Em 1975, veio o primeiro título estadual também por Mato Grosso.
A partir de 1980, a equipe acumulou nove conquistas no estado de Mato Grosso do Sul. O Colorado foi campeão estadual entre os anos de 1982 e 2015. Outros títulos que o clube tem em sua história são os nove da Liga Campo-Grandense, entre 1948 e 1971.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.