Operário bate Aquidauanense e é campeão estadual após quatro anos sem títulos
Maior campeão do Estado não perdeu na fase final do estadual e dependia de vitória simples hoje
Nem o calor de Aquidauana ou o jogo difícil que os donos da casa fizeram foram suficientes para impedir que o Operário vencesse a partida deste domingo (24), que garantiu ao time da Capital o título de campeão sul-mato-grossense de 2022, quatro anos após a última conquista, em 2018.
Às 15h, o som do apito marcava o início da disputa entre o Galo e o Aquidauanense - este que terminou a competição na última posição do Hexagonal Final do torneio. A peleja ocorreu no Estádio Noroeste, em município distante 141 quilômetros de Campo Grande.
No início, o Galo começou a criar oportunidades por cerca de 20 minutos, quando o Aquidauanense cresceu no jogo. Os operarianos também cuidavam o resultado de partida simultânea - entre Naviraiense e Costa Rica, que tinham chances matemáticas de título.
No entanto, ainda na primeira etapa, o time da casa começou a apertar a marcação e fazer com que o Operário não conseguisse jogar. Aos 30, bom chute levou susto aos operarianos e deixou a torcida que lotava o setor exclusivo ao time campo-grandense apreensiva.
Os alvinegros, na arquibancada, empurraram o time o tempo todo, enquanto os mandantes estiveram silenciosos desde o começo.
Chegou a ter um princípio de confusão - espectadores tentaram derrubar a grade e ir pra cima dos rivais -, mas seguranças impediram a ação e o clima de festa voltou.
Entretanto, o gol não saía - aos 43, Fernandinho e Jorginho perderam chances na área, depois de falta cobrada por Adriano. Aos 48, Wellerson salvou o time de Aquidauana após finalização. Contudo, aos 52, André Pereira marcou com belo chute na entrada da área, após lateral.
Ele abriu o placar e, no intervalo, agradeceu pela oportunidade de jogar a final, após ficar no banco durante algumas partidas.
Na segunda etapa, oito minutos, o aquidauanense Pablo recebeu o segundo cartão e foi expulso.
O jogo voltou a ser tenso, com o atacante Irapuã perdendo grande chance aos 22. Ainda assim, o Galo ampliou na segunda etapa com tento marcado por Marcos Vinícius, com toque para desviar do goleiro, mas viu gol do Aquidauanense aos 27 fazer o rival crescer na partida. Dois minutos depois, o goleiro do alvinegro quase tomou gol, de chute de falta, e a apreensão aumentava.
Aos 35 minutos, porém, o Irapuã acertou lindo gol de fora da área, após contra ataque mortal do Galo. Torcedores foram até o alambrado para comemorar e empurrar o time, aos gritos de “é campeão”.
Números finais - 3 a 1 para o time visitante, que chega ao seu 16º título estadual - são quatro por Mato Grosso e 12, agora, por Mato Grosso do Sul.
O Naviraiense mandou no jogo contra o Costa Rica, mas o 1 a 0 que arrancou no Estádio Laertão não foi suficiente, já que dependia de empate ou derrota do líder. O Dourados venceu a SERC por 2 a 0.