ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Para judocas, treinamento a seletiva nacional vai além dos tatames

Primeiro bloco da modalidade foi disputado no Guanandizão, durante a manhã deste domingo (9)

Por Gustavo Bonotto e Bruna Marques | 09/06/2024 10:44
Para judocas, treinamento a seletiva nacional vai além dos tatames
Judoca aplica golpe em adversária durante competição estadual. (Foto: Henrique Kawaminami)

O terceiro dia de Jogos Escolares da Juventude teve uma manhã movimentada no Ginásio Avelino dos Reis, mais conhecido como Guanandizão. Neste domingo (9), mais de 200 estudantes de diversas cidades de Mato Grosso do Sul buscaram pela classificação no judô, luta que fez parte do primeiro bloco de modalidades, disputado em Campo Grande.

Esse foi o caso da jovem Camilly Ribeiro, de 13 anos. Aprovada pela categoria ligeiro, entre jovens de até 40 quilos, ela disse não acreditar. "Ainda não caiu a ficha. Estou muito feliz, depois de quase 10 anos tentando uma vaga. Melhor ainda ao lado do meu pai, que me ajuda a treinar".

Com a ajuda do pai e também professor, Luiz Paulo Freitas Ribeiro, a atleta destacou a rotina regrada para a competição. "São três horas e meia de treino por dia, de segunda a sexta-feira. O dia começa bem cedo, tenho aula e depois passo a tarde fazendo musculação. É puxado, mas o resultado é gratificante", disse Camilly.

Luiz comemorou a conquista da filha. "Pra mim é uma satisfação enorme ver ela no esporte onde cresci, seguindo os mesmos passos, evoluindo e estando aqui por que ama o que faz. É satisfatório, uma emoção diferente. É fruto de muita dedicação".

Para judocas, treinamento a seletiva nacional vai além dos tatames
Eduardo se diz contente ao ver a filha Camilly trilhando os mesmos passos no judô. (Foto: Henrique Kawaminami)

Outra jovem classificada foi Eduarda Andrade, 14 de idade, moradora de Naviraí, município a 359 quilômetros de Campo Grande. Acompanhada do pai, o pedreiro Eduardo Brito, ela destacou que o esporte mudou sua vida. "Desde a rotina até a fazer novas amizades. Ter essa experiência de viajar, de manter o foco. É muito bom estar aqui".

A judoca começou os treinos no início do ano, e contou com o apoio da família. "Estou sempre disposto a ajudar a investir nesse sonho, pois sei de seu potencial. Muito orgulho ver onde ela chegou e ainda mais onde ela pode chegar", disse Eduardo.

A ideia foi citada por Paulo Ricardo Nunes, diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer). "Fazer um evento para o público jovem é uma semente que plantamos. Muitos aqui terão uma continuidade no esporte e se tornarão atletas olímpicos da seleção brasileira. É um incentivo para a carreira profissional.

Os classificados na seletiva agora se preparam para etapa estadual. Os aprovados irão até a fase nacional, sediada em Recife (PE), entre os dias 20 de setembro e 3 de outubro.

Divisão - Os Jogos Escolares adotaram um novo formato, dividido em quatro blocos, no feminino e masculino. Todos os blocos desta primeira etapa acontecerão na Capital e de forma sequencial.

O primeiro bloco é composto pelas modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling (luta olímpica), que serão disputados até o dia 10.

No mesmo dia, será iniciado o segundo bloco, com disputas de basquetebol e futsal. No terceiro, que acontecerá entre 17 e 24 de junho, entram em ação os atletas do handebol e voleibol. Por último, o quarto bloco, que acontecerá de 21 a 24 de junho, terá disputas de ginástica artística, ginástica rítmica, karatê, natação e xadrez.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias