ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Sob calor de 32ºC, meninos e meninas superam recordes no Parque Ayrton Senna

As provas de atletismo seguirão a partir das 7h neste sábado na pista de atletismo do parque

Por Gabriel de Matos | 02/08/2024 20:12
Atleta competindo prova de marcha atlética na pista de atletismo do Parque Ayrton Senna (Foto: Juliano Almeida)
Atleta competindo prova de marcha atlética na pista de atletismo do Parque Ayrton Senna (Foto: Juliano Almeida)

Campo Grande teve temperatura máxima de 32ºC nesta sexta-feira (2) e índice mínimo de umidade relativa do ar em 19%. Enquanto isso, na pista de atletismo do Parque Ayrton Senna, na região do Aero Rancho, meninos e meninas superavam os recordes pessoais nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul.

Na marcha atlética, o atleta Vinícius da Silva, de 17 anos, foi o vencedor da prova de 5.000 metros. Ele fez o melhor tempo de sua vida em 25m10s. Exausto ao final da prova, ele foi agraciado pelos colegas da equipe de Ponta Porã e pelo seu professor.

Vinícius contou que foi uma prova de superação sob o forte calor. "Não peguei um horário bom, não peguei um clima bom. Vento estava muito forte e acabou atrapalhando um pouco".

Atleta Vinícius da Silva, de 17 anos, em entrevista após a prova (Foto: Juliano Almeida)
Atleta Vinícius da Silva, de 17 anos, em entrevista após a prova (Foto: Juliano Almeida)

Ele começou na modalidade em janeiro de 2023, muito feliz, ressaltou a importância de ganhar a etapa estadual. "É algo que eu sonhei muito. No meu primeiro escolar fiquei em 12ª. Depois fui campeão com recorde. E hoje novamente bato o recorde. Foram anos de trabalho incrível".

Com 17 anos, ele espera no futuro ter chegado ao nível profissional de competições e buscar uma vaga para o ciclo olímpico de Brisbane 2032. "Quem sabe seguir os passos do Caio Bonfim (medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024)".

Técnico auxiliar Fredy Miranda, de 33 anos, no Parque Ayrton Senna (Foto: Juliano Almeida)
Técnico auxiliar Fredy Miranda, de 33 anos, no Parque Ayrton Senna (Foto: Juliano Almeida)

O técnico Fredy Miranda, de 33 anos, detalhou que o desempenho de Ponta Porã nos Jogos Escolares está dentro do esperado no atletismo. "A gurizada está respondendo o que eles fizeram lá, tá sendo reproduzido aqui e o resultado a gente tá colhendo agora. Nós trouxemos 22 atletas, são 11 masculinos e 11 femininos. E também 4 treinadores, que são os dois chefes e os dois auxiliares".

A competição continua neste sábado (3) a partir das 7h no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, com diversas modalidades. Para quem quiser acompanhar, a entrada é gratuita no local de competições.

Quem competirá neste sábado é Luiz Fernando Santos da Silva, de 15 anos. Ele está representando a cidade de Nova Andradina. Ele citou que a expectativa é de bater o recorde no lançamento de dardo. Atualmente, ele tem a marca de 50 metros.

João Pedro Martins, Milena Sol e Luiz Fernando Santos posando para foto (Foto: Juliano Almeida)
João Pedro Martins, Milena Sol e Luiz Fernando Santos posando para foto (Foto: Juliano Almeida)

Também de Nova Andradina, Milena Sol, de 16 anos, está com ótimas expectativas para a final dos 100 metros. Nesta sexta-feira, ela competiu na prova de 200 metros e ficou em segundo lugar. Entre as referências esportivas, destaca-se Sha'Carri Richardson. Ela ainda destacou como começou na modalidade. "Eu fazia karatê, aí me chamaram para o atletismo, ganhei três ouros na cidade e me selecionaram para o estadual".

João Pedro Martins, de 17 anos, disputou nesta sexta-feira o salto em distância e teve bom resultado com 5,20 metros. Mas o foco mesmo é a prova de 3.000 metros na pista. Ele já competiu em provas mais longas em Ivinhema e Nova Andradina.

"Faz uns dois anos, mas eu comecei a focar mesmo faz um ano já. Eu sou mais de competição de rua, de competição mais longa, porque eu não me dou muito bem em competição mais curtinha", detalhou João Pedro Martins.

Provas acontecem na pista de atletismo do Parque Ayrton Senna, em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida) 
Provas acontecem na pista de atletismo do Parque Ayrton Senna, em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

Neste ano, a competição tem a participação de cerca de 3,5 mil atletas com idades entre 15 e 17 anos. No total, são 55 municípios participando do evento. A abertura foi na última quinta-feira (1). A organização é da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

No primeiro bloco, de 1º a 5 de agosto, acontecerão as disputas individuais de atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e luta olímpica. O segundo bloco, de 5 a 12 de agosto, incluirá modalidades coletivas como voleibol e handebol, em suas primeiras e segundas divisões.

De 12 a 19 de agosto, o terceiro bloco também será dedicado às modalidades coletivas, com basquetebol e futsal. Finalmente, de 16 a 19 de agosto, haverá competições de ginástica artística, ginástica rítmica, natação e xadrez.

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul promovem a prática esportiva entre os jovens e garantem classificação dos melhores atletas para a etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Neste ano, a etapa nacional ocorrerá de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa (PB).

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias