Taça dos Povos Indígenas tem grupos sorteados pela CBF
Durante o sorteio, que contou com a presença de representantes das 12 etnias participantes da primeira fase
A fase de grupos da primeira etapa da Taça dos Povos Indígenas foi definida em sorteio realizado na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro. O torneio, que começa em 26 de novembro, reunirá 2.400 atletas de 48 etnias indígenas de todas as regiões do Brasil, com o objetivo de valorizar a cultura e as tradições dos povos originários, promover inclusão social e transformar o futebol em uma ferramenta de desenvolvimento e aprendizado.
Durante o sorteio, que contou com a presença de representantes das 12 etnias participantes da primeira fase, foi destacada a importância do evento para a valorização das raízes culturais indígenas. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, primeiro negro e nordestino a liderar a entidade, destacou a relevância da competição. Natural de Vitória da Conquista, na Bahia — cidade que abriga três das primeiras etnias indígenas reconhecidas no Brasil, os Mongoyó, os Ymboré e os Pataxó — Ednaldo reforçou o valor da ancestralidade:
A primeira etapa, entre os dias 26 e 30 de novembro, contará com a participação de mais de 500 atletas de 12 etnias da região Centro-Oeste e do estado de Tocantins: Rikbaktsá, Kayapó, Krahô, Karajá, Kadiwéu, Terena, Kalapalo, Bororo, Guarani Kaiowá, Xunaty, Yawalapiti e Xerente. Já as outras três etapas, que acontecerão entre fevereiro e junho de 2025, reunirão povos das regiões Nordeste, Sul/Sudeste e Norte, respectivamente, com fases de grupos, classificatórias e finais.
Cada etnia será representada por um time masculino e um feminino, e a participação é gratuita. A organizadora do evento, FourX Entertainment, ficará responsável por todas as despesas, como transporte, alimentação, hospedagem e materiais esportivos, incluindo uniformes e chuteiras. Os jogos acontecerão na Aldeia Multiétnica, uma área de preservação próxima a Alto Paraíso de Goiás (GO), no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Etnias participantes da primeira fase:
- Bororo (Mato Grosso) - 1.817 indígenas
- Guarani Kaiowá (Mato Grosso do Sul e Paraguai) - 31 mil indígenas
- Kadiwéu (Mato Grosso do Sul) - 1.413 indígenas
- Kalapalo (Mato Grosso) - 855 indígenas
- Karajá (Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins) - 4.373 indígenas
- Kayapó (Mato Grosso e Pará) - 9.762 indígenas
- Krahô (Tocantins) - 3.571 indígenas
- Rikbaktsá (Mato Grosso) - 2.900 indígenas
- Terena (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo) - 48 mil indígenas
- Xerente (Tocantins) - 3.964 indígenas
- Xunaty (Distrito Federal) - Formado por diferentes etnias
- Yawalapiti (Mato Grosso) - 309 indígenas
Grupos da primeira fase da Taça dos Povos Indígenas:
Grupo A
- Xerente
- Kadiwéu
- Guarani Kaiowá
- Terena
Grupo B
- Rikbaktsá
- Kalapalo
- Yawalapiti
- Karajá
Grupo C
- Bororo
- Xunaty
- Krahô
- Kayapó,
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.