Câmara decreta luto por Pelé e vai reconduzir Mesa dia 1º
Recondução - A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande será reconduzida para o biênio 2023/2024 em soleniodade no dia 1º de janeiro, às 9 horas, no Plenário Oliva Enciso, na Casa de Leis. O vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, foi reeleito para o cargo de presidente e permanecerá na função.
Composição - Também compõem a Mesa Diretora, permanecendo nos cargos, os vereadores Dr. Loester (1º vice-presidente), Betinho (2º vice-presidente), Edu Miranda (3º vice-presidente), Delei Pinheiro (1º secretário), Papy (2º secretário) e Ronilço Guerreiro (3º secretário). A eleição da Mesa ocorreu em julho de 2021, em chapa de consenso. A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara.
Portas abertas - Atualmente, a Câmara está em recesso parlamentar, quando sessões ordinárias e Audiências Públicas estão suspensas. A Casa de Leis, porém, segue aberta, com trabalhos administrativos e atendimento à população. As sessões ordinárias retornam no dia 2 de fevereiro.
Luto – Câmara Municipal de Campo Grande decretou luto de três dias pela morte do ex-jogador de futebol e tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Conforme publicação no diário oficial do Município, edição extra, a bandeira ficará hasteada a meio mastro na Casa de Leis.
Isolamento – Recém-anunciada ministra do Planejamento na gestão do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a senadora Simone Tebet (MDB) optou por manter silêncio. Segundo apurou o Campo Grande News, ela só deve conceder entrevistas mais robustas na segunda quinzena de janeiro. A prioridade agora é montar equipe e ficar a par de como está a pasta.
Refrescando memórias - Entrando no último mês de mandado como deputada federal, Rode Modesdo (sem partido), resolveu usar suas redes sociais para refrescar a memória dos seus seguidores. Ela vai postar nos próximos dias uma espécie de balanço dos quatro ano na Câmara dos Deputados.
Pequeno resumo - Na primeira postagem ela fez um pequeno preâmbulo. "Foram vários avanços, como o novo FUNDEB, projetos de proteção e defesa dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes, além disso lutei incansavelmente pela educação.
Tudo isso é fruto de muito trabalho e compromisso com o meu estado e país.
Nos próximos dias vou dividir um pouco mais com vocês sobre os projetos e papéis que desempenhei durante o meu mandato.", diz a deputada.
"Sou pequizeiro" - Também em fim de mandato, o deputado federal Fábio Trad (PSD), usou as redes de uma forma bem mais descontraída. Ele exaltou um alimento típido do Centro-Oeste brasileiro, o pequi. "Sou "pequizeiro" com muito orgulho! É uma arte saborear este fruto. Desde os meus 12 anos, os pequis deliciam minha vida. Estes foram pegos fresquinhos na casa do meu amigo Léo em Brasília. Pequi é tudo de bom. Pequi é saúde. Pequi é poesia. Pequi é amor à vida. Se você gosta de pequi, já tem a minha simpatia. Se você gosta de pequi e é botafoguense, já tem a minha amizade. Viva o pequi!", diz ele.
Saúde indígena - Os advogados indígenas sul-mato-grossenses - e especializados em direitos dos povos indígenas - Eloy Terena e Mauricio terena estiveram com a futura ministra da Saúde, Nisia Trindade Lima na tarde desta sexta-feira (30), em Brasília. Na postagem sobre o encontro, Mauricio se limitou a dizer: "Diálogo com os povos indígenas. Nunca mais o Brasil sem nós".