ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Cientista deixa pesquisa de lado e procura por iguaria de MS

Silvia Frias e Adriel Mattos | 21/03/2022 06:00
Questionamento de biólogo suscitou incredulidade e nostalgia no Twitter. (Foto: Arquivo)
Questionamento de biólogo suscitou incredulidade e nostalgia no Twitter. (Foto: Arquivo)

Dúvida – Esta semana, o biólogo e doutor em Microbiologia Átila Iamarino, que ganhou milhares de seguidores por conta das orientações e pesquisas científicas sobre a evolução da pandemia da covid, levantou questionamento que todo sul-mato-grossense sabe de cor.

Onde? – Átila recorreu ao Twitter para perguntar: “onde encontro uma boa sopa paraguaia em São Paulo?”. Foram mais de 850 likes e vários comentários que renderam incredulidade para uns, nostalgia para outros.

Que? – Dos comentários, muitos eram de pessoas que não faziam ideia do que o pesquisador falava. “O que é sopa paraguaia?”, disse um deles. O outro, ficou chocado ao descobrir a iguaria. “Fui olhar no Google e sopa paraguaia não é sopa, é uma torta...MANO???”. “Então sopa paraguaia é um bolo de milho salgado? Bom saber”, disse outro.

Aqui! – Muitos seguidores deram a receita, indicaram restaurante em São Paulo, mas alguns, claramente da terrinha, não titubearam em apontar onde a sopa paraguaia é 100% presente: “Só existe em Mato Grosso do Sul. Espero ter ajudado”.

Cabe mais – Depois de abrir duas novas vagas de desembargador, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa para ampliar ainda mais o quadro, desta vez, para as Seções Cíveis. Hoje, esses colegiados têm cinco membros. No mês passado, Jaceguara Dantas da Silva e Luiz Antônio Cavassa de Almeida foram empossados.

Agora sim – O deputado estadual Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David, oficializou no sábado (19) sua filiação ao PL. O presidente Jair Bolsonaro assinou a ficha de filiação do amigo de longa data.

Vem pra cá – Depois de levar oito prefeitos, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, filiou o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, ao PP. Ao lado dela, Paleari assinou a ficha no fim de semana. "Paleari é jovem e tem muita competência para crescer na política, o PP ganha e muito com sua filiação, mostrando força e união", declarou Tereza.

Lista – Ingressaram na legenda, que é comandada pela ministra, os prefeitos Dalmy Crisóstomo (Alcinópolis), Gustavo Sprotte (Bandeirantes), Clediane Matzenbacher (Jardim), Réus Fornari (Rio Verde de Mato Grosso), Thalles Tomazelli (Itaquiraí), Enelto Ramos (Sonora), Manoel Nery (Camapuã) e William Fontoura (Pedro Gomes).

Pela vida – O vereador Otávio Trad (PSD) apresentou projeto de lei complementar que altera o Código de Polícia Administrativa da Capital para permitir a fixação de cartazes em viadutos, pontes e faixas de domínio de vias públicas de instituições que atuam na prevenção do suicídio. A proposta é sugestão do GAV (Grupo Amor Vida), que atua nessa questão.

Números – Na justificativa, índices preocupantes: o Estado é o 3º com maior taxa de mortalidade, 9,5 por 100 mil habitantes, acima média nacional, que é de 5,7 por 100 mil habitantes. Em fevereiro, o suicídio foi tema de reportagens especiais publicadas pelo Campo Grande News que você pode reler clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias