Lula dá pito em petista por vídeo contra manifestante
Conselho – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aconselhou os petistas a agirem com humildade e não reagiram às provocações. Durante encontro do PT em São Paulo, no início do mês, ele defende diálogo e adoção de medidas para dar resposta às manifestações de 15 de março e 12 de abril.
Pito – Lula condenou, no encontro, o sul-mato-grossense Marcelo Heitor Santos, que postou um vídeo debochando dos manifestantes. Para o petista, o sobrinho do deputado federal Zeca do PT atiçou ainda mais o ódio contra o PT.
Na ativa - A deputada Antonieta Amorim contou que participou do protesto no domingo. A peemedebista considera as manifestações legítimas. No entanto, ela é contra o impeachment da presidente da República, Dilma ROusseff (PT). Antonieta contou que deixou a marcha no meio do percurso, entre a Praça do Rádio e os altos da Avenida Afonso Pena.
Mais fraco – Os petistas estão mais animados após a manifestação de domingo, que reuniu metade do público de 15 de março. Foram 16 mil, contra 32 mil, conforme estimativa da Polícia Militar. Eles avaliam que as ações contra a corrupção, anunciadas por Dilma, estão atendendo os anseios da população.
Legítimas, mas ... – Os deputados do PT apóiam o protesto contra a corrupção, apesar de filiados do partido estarem envolvidos no escândalo. No entanto, Pedro Kemp, Amarildo Cruz, Cabo Almi e João Grandão são contra o pedido de impeachment de Dilma.
Festa - O presidente da Assembleia, Junior Mochi (PMDB), anunciou uma sessão conjunta com os deputados estaduais do Mato Grosso. O evento celebra o aniversário da Assembleia Legislativa do estado vizinho. Outras pautas conjuntas vão ser abordadas no mês de maio.
Justiça – O deputado Pedro Kemp espera uma liminar para suspender a taxa de inspeção veicular do Detran. Ele disse que o processo está concluso para despacho na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. “Estamos confiantes que a justiça irá suspender esta cobrança que ao nosso ver é irregular”, destacou.
Injusta – Kemp é contra a homenagem que o deputado federal Jair Bolsonaro irá receber da Policia Militar. Para o petista, o deputado não merece a Medalha Tiradentes porque é “reacionário, fascista e machista é homofóbico”. “Todos podem dar opiniões mas os discursos deste cidadão podem ser enquadrados como quebra de decoro parlamentar”, destacou.
Estilo – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) recebeu em grande estilo o colega do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (PMDB). Durante jantar no Centro de Tradições Gaúchas, houve dança tradicional e com “bailarinos” a caráter.
Passagem – Esta é a primeira reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) que o tucano participa em Campo Grande. Além de Sartori, vão participar os governadores do Paraná, Beto Richa (PSDB), e de Santa Catarina, Raimundo Colombo.
(colaborou Leonardo Rocha)