ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  20    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Marçal vira gari e pega no pesado por um dia

Por Fernanda Palheta e Gabriela Couto | 18/02/2025 06:00
Marçal vira gari e pega no pesado por um dia
Marçal recolhe garrafa vazia durante mutirão na área central de Dourados (Foto: A Frota)

Faxina - O prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), realizou no sábado (15) uma ação de limpeza nas áreas centrais e nos altos da Avenida Presidente Vargas, com a participação de secretários e assessores. Durante a ação, o prefeito percorreu a cidade recolhendo lixo e alertando sobre a importância da colaboração de todos para manter a cidade limpa.

Roçada - Marçal também relembrou o início de seu mandato, quando deu início a uma série de ações de revitalização urbana, incluindo podas de árvores, roçadas e o plantio de mudas de ipês. A ação de sábado incluiu roçada, varrição e a retirada de uma árvore com risco de queda, além do plantio de novas mudas de ipês.

Sem liderança - A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), iniciou o ano legislativo sem um líder na Câmara Municipal. Nenhum dos seis vereadores da base aliada da chefe do Executivo quis assumir a missão de defender as pautas da Prefeitura. O líder do PP, vereador Riverton Francisco de Souza, o professor Riverton (PP), disse ao Campo Grande News que o nome do novo líder deve ser definido nesta terça-feira (18), durante a primeira sessão ordinária.

Associação - O presidente da Câmara Municipal, Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), ratificou o processo de associação à União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS). A entidade foi autorizada a receber um valor de R$ 90.761,76. O processo foi analisado pela Controladoria-Geral e pela Procuradoria-Geral, sem apontamento de irregularidades.

Reorganização - Com a saída do PL do maior bloco parlamentar da Assembleia, o grupo político também perdeu seu vice-líder, o deputado estadual Neno Razuk (PL). O cargo foi ocupado pelo deputado estadual Rinaldo Modesto (Podemos). A definição concluiu a composição dos blocos e bancadas da Casa de Leis.

Torcida organizada - Durante a sessão solene de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, a prefeita Adriane Lopes (PP) foi recebida com vaias em seu discurso, tanto por mães atípicas que protestavam no local quanto por integrantes da oposição. Em resposta, secretários municipais e apoiadores da prefeita iniciaram uma manifestação organizada, entoando gritos de “Adriane”, que quase abafaram o protesto das mães.

Críticas - A situação gerou críticas da vereadora Luiza Ribeiro (PT), que classificou a atitude dos secretários como “inaceitável” e afirmou que a postura do grupo demonstra que a gestão “não está disposta a ouvir”.

Religião na mesa - Mais uma vez, a presença de líderes religiosos se misturou à política. Na mesa diretora, ao lado de representantes políticos e da prefeita Adriane Lopes, estava presente o presidente do Conselho de Pastores de MS, Gladiston Amorim, mais conhecido como Pr. Dinho, fundador da igreja neopentecostal Atos de Justiça. A presença de um representante da religião espírita foi mencionada, mas não foram vistos na solenidade outros líderes religiosos, incluindo representantes de religiões de matriz africana ou de outras tradições.

Devagar - Mesmo tendo iniciado o ano legislativo no início de fevereiro, os deputados estaduais ainda estão retomando o ritmo de trabalho de forma gradual. Em duas semanas, apenas quatro projetos de lei foram aprovados, uma média de um por sessão ordinária. O andamento segue lento nesta terça-feira (18), com apenas uma proposta em pauta: o projeto de lei que altera as regras para a declaração de utilidade pública de entidades.

Passando na frente - Na "competição" entre os Legislativos, mesmo com o retorno atrasado, os vereadores devem sair na frente em ritmo de trabalho. Na volta das sessões ordinárias, a Câmara pautou seis projetos de lei, incluindo a criação de uma medalha honorífica, a regulamentação da concessão de títulos e a implementação do Programa de Capacitação dos Servidores da Saúde para o atendimento de pessoas com deficiência.

Nos siga no Google Notícias