ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 34º

Jogo Aberto

MP investiga até desvio de cobertores no interior de MS

Anahi Zurutuza e Liana Feitosa | 27/07/2022 06:00
Cobertores entregues durante campanha. (Foto: Prefeitura de Nova Andradina/Divulgação)
Cobertores entregues durante campanha. (Foto: Prefeitura de Nova Andradina/Divulgação)

Cobertor curto – Afastada das funções desde segunda-feira (25), quando foi alvo de operação de Ministério Público de Mato Grosso do Sul, secretária de Assistência Social de Nova Andradina, Julliana Ortega, é suspeita de “desviar” cobertores comprados pelo município. Tanto é que, segundo divulgado pelo MPMS, além das buscas na secretaria, foram cumpridos mandados na casa dela e “no depósito de materiais onde se encontravam os cobertores adquiridos pelo município que estavam sendo objeto de desvios”.

Alvos – Além de Julliana, Ana Kelly, a subsecretária de Assistência Social, também foi alvo da “Cobertor Curto”. Elas são investigadas por fraude em licitação, peculato e falsificação de documentos públicos e particulares. O nome da operação, segundo o MPMS, faz referência à tentativa de encobrir irregularidades cometendo outras.

Baile – Depois de dois anos sem promover a tradicional confraternização anual dos advogados, a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul) começou a vender os ingressos para o Baile da Advocacia 2022. O evento será no dia 20 de agosto às 22h e para entrar na festa, será preciso desembolsar de R$ 300 (convites individuais) a R$ 2,5 mil (mesas com 10 lugares).

Sabatina – A primeira entrevistada do programa Central das Eleições, da Globonews, na senadora sul-mato-grossense e pré-candidata à Presidência, Simone Tebet (MDB), foi sabatinada por Natuza Nery, Andréia Sadi, Flávia Oliveira, Fernando Gabeira, Julia Duailibi, Miriam Leitão, Valdo Cruz, Gerson Camarotti, Ana Flor e Octavio Guedes, ao longo da noite de segunda-feira (25).

Placar – Nesta terça, as respostas dadas pela senadora foram conferidas no quadro “Fato ou Fake”. Das 15 afirmações feitas por Simone, 9 eram totalmente verdadeiras, quatro ganharam selo “mais ou menos” e duas foram consideradas falsas, como quando ela afirmou que a indústria é quem mais emprega no Brasil. Segundo os dados mais recentes do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados),o setor que mais possui trabalhadores com carteira assassina no País é o de serviços.

Audiência – A GloboNews teve 80% a mais de audiência que os concorrentes do mesmo segmento, durante a exibição da entrevista ao vivo de Simone Tebet. A senadora foi vista por 204.823 pessoas por minuto no canal, conforme a coluna Radar, da Veja. Lauro Jardim, da Folha de S. Paulo, que também fez nota sobre a audiência, informou ainda que o desempenho foi 47% maior do que a média para a faixa de horário (entre 19h e 22h23) em relação às ultimas quatro segundas-feiras.

Desnutrição - A desnutrição entre crianças de 0 a 19 anos cresceu, no Brasil, entre os anos de 2015 e 2021. As informações foram divulgadas ontem (26) pelo Instituto Desiderata, em pesquisa que destaca ainda que a fome afeta mais os meninos e meninas negros.

Fora do prato – Outro dado que chama a atenção é o da redução do consumo de feijão no País, ano após ano. “A gente vê que a insegurança alimentar e a crise econômica estão tão fortes que um alimento básico, como o feijão, está faltando no prato dos brasileiros”, afirmou Raphael Barreto, gestor do estudo, à Agência Brasil.

Aquecido – Despachantes registraram aumento de 20% na demanda por serviços desde o início da pandemia de covid-19, em 2020. Segundo o Sindesp MS (Sindicato dos Despachantes Documentalistas de Mato Grosso do Sul), a categoria precisou se adequar às novas exigências do mercado. “Ao contrário do que pensávamos, vimos nossos atendimentos aumentarem nesse período, pois as pessoas preferiram delegar alguns serviços, como idas à cartórios, ao Detran e outros processos burocráticos”, explica o presidente, Márcio Barbosa de Carvalho.

Mais procurados - Entre os serviços de despachantes mais procurados pela população desde o início da pandemia está a emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). De janeiro a junho de 2020, foram emitidas 16.123 renovações. Já no mesmo período de 2022 foram 44.938. Em relação à quantidade de primeiras habilitações emitidas por despachantes, foram 7.771 em 2020, de janeiro a junho, e 16.158 no mesmo período de 2022.

Nos siga no Google Notícias