Policiais civis aprendem a combinar arma com o look
Porte velado – No “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Polícia Civil decidiu estimular as integrantes da corporação a praticarem o porte velado, ou oculto, de armas. No popular, esconder a arma, mas com charme. Teve até palestra com especialista no assunto que, na internet, ensina como combinar o look com uma pistola.
Modelo - A Delegacia-Geral trouxe a advogada gaúcha Fabiana Trentin, garota-propaganda das marcas Glock e Armífera, para palestrar. A influencer ganhou fama nas redes sociais mostrando, por exemplo, como escolher roupas que disfarcem a pistola na cintura, com cintas táticas, e comentando lançamentos de armas e itens de proteção.
Glock – Mas, o evento não foi só sobre moda. O delegado-geral Roberto Gurgel prometeu que “em breve” vai armar todas as policiais civis com pistolas Glock 9 mm, classificada por ele como “mais do que uma arma, um símbolo de empoderamento e segurança para todas as mulheres policiais”.
Temos vagas - O Estado ficou sem os números de exportações de Mato Grosso do Sul referentes a julho de 2023. E o motivo é tão trivial que parece inacreditável ninguém ter resolvido rápido, nem que fosse pela Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul). O economista que produzia a carta conjuntura do comércio exterior saiu da Semadesc e não tinha substituto para realizar o levantamento.
Dourados – Não é novidade para ninguém a disputa acirrada dentro do PSDB sobre quem será o candidato à Prefeitura de Dourados. Os deputados estaduais Zé Teixeira e Lia Nogueira são dois dos nomes do partido que ainda tem Geraldo Rezende na disputa. Retornando ao ninho dos tucanos, agora, o ex-vereador Marçal Filho também já avisou do interesse em concorrer em 2024.
Aliança forte – Nos bastidores, de acordo com a deputada Lia, o deputado Zeca do PT afirma que ela é o melhor nome do PSDB e que uma aliança forte seria com o PT, com Tiago Botelho na chapa, para enfrentar o atual prefeito Alan Guedes (PP) que vai à reeleição. Ela só não deixou claro quem seria o(a) titular e o(a) vice nessa chapa.
Casa cheia – O saguão da Assembleia Legislativa ficou lotado na assinatura das emendas do Executivo nesta quarta-feira (16). Representantes de entidades, políticos do interior e da Capital, além de secretários estaduais, se aglomeraram para acompanhar os pronunciamentos. Ao fim do evento, o governador Eduardo Riedel (PSDB) parecia artista tirando selfie com quem participou da solenidade, entre os “fãs” estavam prefeitos e vereadores do interior.
Digital – Pela primeira vez, deputados estaduais registraram a indicações para o destino de suas fatias dos R$ 48 milhões dos cofres estaduais de maneira 100% digital. A análise pelo Governo de Mato Grosso do Sul também foi feito de maneira virtual. “A digitalização é a modernidade, né? É o Estado digital, como o próprio governador fala. As emendas foram esse ano dentro de um sistema que além de não ter utilização do papel, não fica nisso, possibilita o lançamento e acompanhamento on-line, tanto das prefeituras e entidades que recebem o recurso, quanto da sociedade civil, que pode saber aonde que o parlamentar colocou o dinheiro”, explicou o presidente da Assembleia, Gerson Claro (PP).
De pai para filho - A concessionária que abastece Campo Grande deu um presentão de Dia dos Pais em agosto aos funcionários. A Águas Gariroba anunciou que a licença paternidade aumentou de 5 para 20 dias para os contratados pela empresa. Mas quem ganhou mesmo foram as mães, que tinham os normais 4 meses de afastamento e agora terão 180 dias.
Fórmula da felicidade - Gerente de Auditoria e Controle da Embratur, o ex-deputado federal Fábio Trad anda filosofando nas redes sociais. Citou o escritor e humorista irlandês Oscar Wilde, para falar que felicidade não é “algo que se alcança no final de uma jornada, mas sim algo que se vive no presente, aproveitando cada momento, cada experiência, cada aprendizado. A felicidade não depende de fatores externos, mas sim da nossa atitude e da nossa gratidão”.