ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Primeiras convenções adotam tom "intimista": e o festão?

Por Silvia Frias, Fernanda Palheta e Gabriela Couto | 22/07/2024 06:00

- O que parecia ser, não era, e o que era, nem parecia ser. Esta foi a impressão deixada pelas primeiras convenções eleitorais realizadas no fim de semana, em Campo Grande. Chamados de “intimistas e burocráticos” pelos participantes, foram realizadas sem pompa, quase uma reunião corriqueira. Nem de longe lembravam os espalhafatosos encontros, lotados, com empurra-empurra, música alta, discursos exaltados, por vezes chorosos, e muito balão colorido na aclamação dos candidatos.

Minimalista - No Podemos, a explicação é que preferiram oficializar 30 candidaturas a vereador de forma mais discreta, sem pompa, para resolver a burocracia, formalizando CNPJ para confecção de santinhos e outros materiais de campanha. “Para não perder tempo”, disseram. No PT, foi tão intimista, que nem os candidatos, Camila Jara e Zeca do PT, estiveram presentes. A dupla só será vista no dia 3 de agosto, no evento que deve trazer a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, uma espécie de "after" da convenção burocrática.

Só que não - A única que, por enquanto, seguiu o roteiro tradicional foi a pré-candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP), com direito até a máscara estilizada, festa lotada de apoiadores, balões e contagem regressiva. Só que todo o aparato era apenas para o lançamento da pré-candidatura. O da candidatura, real e oficial, será no dia 3 de agosto.

Ausência - Não foram apenas os petistas que deixaram de participar dos eventos partidários do sábado (20). Apesar de não ser a convenção, o 1º Encontro Regional do PRD também ficou desfalcado. O presidente nacional da legenda, Ovasco Resende, estaria em terras sul-mato-grossenses, mas não pode cumprir a agenda pois precisou passar por cirurgia, segundo o ex-senador Delcídio do Amaral, presidente regional da legenda. Apenas o vice-presidente da executiva nacional, Marcus Vinícius Neskau, conheceu de perto a estrutura da sigla no Estado.

Mão leve - A lista de pré-candidatos a vereador do PRD está guardada a sete chaves pela Executiva. O vereador e pré-candidato a prefeito de Campo Grande, André Luis (PRD), disse que não vai divulgar os nomes antes da oficialização nas convenções partidárias. "A gente não libera isso antes porque nessa época tem o pessoal que rouba [candidato] um do outro". Como exemplo, citou casos anteriores, em que partidos rivais chegaram a oferecer R$ 10 mil para os pré-candidatos desistirem da disputa.

Estrela - Situação comum para quem é político são as fotos com militantes e correligionários aliados. Muitas vezes, a mesma pessoa pede a selfie cada vez que o acontece. Neste sábado, o pré-candidato à prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira (PSDB), que esteve na convenção do Podemos, partido aliado, brincou com uma apoiadora. "Vamos renovar o estoque".

Gatilho - Ex-vereador pelo PSDB, agora candidato pelo Republicanos, Junior Longo, ressaltou que chegou a ser convidado pelos tucanos para participar da chapa proporcional. No entanto, ele relembrou do fato de não conseguir se reeleger na eleição municipal passada, quando sete vereadores disputaram o pleito e só três conseguiram se eleger. "Eu já vi esse filme antes. A degola acontece".

Cuidado - Durante a convenção partidária do Podemos, vereador Clodoilson Pires enfatizou várias vezes a importância dos candidatos de fazerem a prestação de contas de cada centavo utilizado na campanha. "Isso é muito sério, porque você pode ficar impedido de disputar de novo, até de sair do País e pagar multas caras. O Zé da Farmácia mesmo, recebeu uma multa de R$ 100 mil que nem era culpa dele e está tendo que pagar parcelado".

Tentações - O ex-vereador e candidato para o retorno à Câmara Municipal de Campo Grande, Pastor Jeremias Flores (Republicanos) confessou que a família não queria que ele disputasse uma nova eleição. "Tive que convencer. A gente vê acontecer muita coisa e alguns se perdem no caminho, mas eu, graças a Deus continuo casado com a mesma mulher há 33 anos", sem detalhar quais foram os percalços vencidos.

Declaração - Governador Eduardo Riedel (PSDB) aproveitou a agenda em Corumbá, na sexta-feira (19) para visitar o monumento do Cristo Rei que tem uma vista panorâmica da cidade. Garantiu a foto romântica do passeio com a primeira-dama, Mônica, com a devida bitoquinha e publicou no Instagram: "Aproveitando as belezas do Pantanal com meu amor”.

Governador Eduardo Riedel e a primeira-dama, Mônica, durante passeio em Corumbá (Foto/Reprodução/Instagram)
Governador Eduardo Riedel e a primeira-dama, Mônica, durante passeio em Corumbá (Foto/Reprodução/Instagram)


Nos siga no Google Notícias