Santa Casa troca, de uma vez, toda equipe de neurocirurgiões
Substituição – A Santa Casa de Campo Grande vai trocar a equipe de neurocirurgiões. O desligamento foi anunciado há 30 dias e uma nova equipe com 16 médicos da especialidade deve assumir no final desta semana. A mudança de profissionais foi justificada como “relação contratual” por parte da instituição. O diretor técnico da Santa Casa, William Leite Lemos, não entrou em detalhes que levaram à demissão dos nove profissionais, mas defendeu a nova equipe. “É uma equipe muito bem formada, inclusive tem médicos com formação fora do País”. O hospital diz, ainda, que a mudança não vai impactar no atendimento.
Barrados no baile - Os órgãos de imprensa de Campo Grande foram proibidos de acompanhar a solenidade do Dia da Força Aérea Brasileira e do Dia do Aviador, nessa quarta-feira (23). Os veículos e as equipes foram barrados na entrada da Base Aérea de Campo Grande, quando tentavam entrar para registrar a solenidade que tinha sido anunciada como agenda pública do governador Eduardo Riedel (PSDB). A justificativa na portaria foi motivo de segurança. Já a assessoria de imprensa afirmou que não tinha estrutura para receber os jornalistas.
Audiência pública - A Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Campo Grande realiza, no dia 4 de novembro, audiência pública para discutir o Projeto de Lei n. 11.433/24, a LOA (Lei Orçamentária Anual), que trata da estimativa de receita e fixação da despesa do município para o exercício financeiro de 2025. O evento acontecerá no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo Facebook, Youtube e TV Câmara, no canal 7.3.
Prestação de Contas - Antes de discutir o próximo ano, a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Campo Grande fará, no dia 30 de outubro, audiência pública para que o Poder Executivo apresente e avalie o cumprimento das metas fiscais referentes ao segundo quadrimestre do exercício financeiro de 2024. O debate acontece a partir das 9h no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, com transmissão ao vivo pelo Youtube, Facebook e TV Câmara, no canal 7.3.
Evento – Campo Grande receberá, no fim de novembro, um encontro nacional das centrais de abastecimento, conhecidas como Ceasa. O evento vai abordar os avanços e as melhorias que podem ser feitas para a distribuição de alimentos em todo o País. A programação faz parte das comemorações dos 45 anos do Ceasa de Campo Grande e contará, ainda, com palestras relacionadas à Rota Bioceânica e passeio pelo Bioparque Pantanal.
Dona de empreiteira - A candidata à Prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto (União) disse que tomou conhecimento de cerca de 80 vídeos feitos com informações falsas sobre ela durante a campanha. A política já tinha reclamado, em entrevista ao Campo Grande News, sobre fake news sobre sua vida pessoal. Voltou a dizer, à CBN, que além de sua intimidade, tratam da família, honra, acusam-na de corrupta e, por último, virou até dona de empreiteira. Disse que tem sim uma PJ, com o irmão, o deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB), e primos, para obras, reformas, mas de pequeno porte, nada que chegue perto de uma empreiteira.
Foto com Lula - Um dos temas que mais tem circulado é que Rose seria de esquerda e comunista. Segundo ela, até montaram uma foto com o presidente Lula. Ela disse nunca ter tirado foto com o presidente, mas que não negaria se a foto fosse autêntica. Rose foi nomeada por ele para comandar a Sudeco, cargo que deixou para entrar na campanha, mas sustentou que a indicação veio dos governadores do Centro-Oeste, sem relação com o presidente.
Distribuído - Depois de ter o prazo de apresentação de emendas estendidos, a LOA (Lei Orçamentária Anual) e PPA (Plano Plurianual) segue tramitando na Assembleia Legislativa. As propostas chegaram na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e já foram distribuídas. Os dois textos serão relatados pelo deputado estadual Pedro Caravina (PSDB).
Constitucional - O Projeto de Lei Complementar 12/2024, que unifica a carreira dos peritos, forenses e papiloscopista recebeu parecer favorável da Comissão. A presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (Sinpap/MS), Danielle Bueno, acompanhou a tramitação e a relatora, deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), lembrou dos anos de diálogo da categoria com a Casa de Leis.
Aposentados - Quem também acompanhou a reunião da CCJR foi o grupo de servidores estaduais aposentados. Eles estão acompanhando o passo a passo do Projeto de Lei 222/2024, que corrige o texto que garante a isenção dos 14% da previdência para a categoria, mudando o termo "incapacitante" por "doenças graves". O projeto relatado pelo tucano Pedro Caravina (PSDB) recebeu parecer favorável à constitucionalidade.