Secretário transforma perfil pessoal em "palanque"
Propaganda antecipada - Publicações nas redes sociais do secretário municipal de Saúde, Sandro Benites (Patriota), estão causando um certo incômodo. Há quem diga que o titular da pasta vem usando o espaço para fazer propaganda política e de uma forma bem "escrachada", transformando a página pessoal em palanque cheio de conteúdos diretamente associados à secretaria comandada por ele. É como se fosse uma página da Sesau, mas em nome de Sandro Benites. E dizem também que outros três secretários estão seguindo o mesmo caminho.
Prestação de contas - Em vídeo publicado neste domingo (9), no Instagram pessoal, o secretário aparece em uma sequência de imagens, incluindo dezenas de fotos com trilha sonora mostrando a rotina da semana. Em um trecho da publicação, Sandro Benites diz: "Estamos aqui em Brasília, quarta-feira, 5 de julho, junto com nossa equipe técnica solicitando recursos da nossa bancada federal". Em seguida afirma: "A Secretaria de Saúde em Campo Grande vindo aqui em Brasília buscar recursos para nossa população".
Jargões de campanha - "Secretário presente! Juntos, podemos fazer muito mais pela saúde de Campo Grande! Compromisso com a população!" São algumas da frases usadas por Sandro Benites ao fim das postagens em que aparece com vários servidores e pessoas que usam o serviço de saúde. Ele também criou um tipo de quadro para a rede social com um fundo escrito: "Notícia urgente. Saúde sem fake news". Nos vídeos, faz comentários sobre casos que classifica como notícias falsas.
Antes tarde do que nunca - A semana teve tantos compromissos que o governador Eduardo Riedel (PSDB) só postou foto do tradicional bolinho com a família neste domingo, quatro dias depois do aniversário de 54 anos.
Não tinha dado tempo - Riedel, que costuma ser bastante ativo dentro e fora das redes sociais, fez muitas viagens nos últimos dias, inclusive para discutir a reforma tributária. A agenda lotada terminou com o encontro do PSDB que trouxe o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a Campo Grande.
Quanto prestígio! - Durante o encontro, Eduardo Leite, que é presidente nacional do partido, afirmou que vai pegar muito mais do que dicas. Vai seguir a receita e tudo o que mais o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sugerir para replicar o protagonismo do partido no Estado para o restante do país.
O custo do poder - Eduardo Leite aproveitou para brincar com o deputado federal Beto Pereira (PSDB), que foi ovacionado como pré-candidato a prefeito de Campo Grande durante o encontro tucano. "Daqui quatro anos, você não vai ter nenhum cabelo preto. Vai estar de cabelos brancos, porque a gente tem que resolver cada coisa que aparece", afirmou.
Malas prontas - Como adiantamos aqui na coluna da última sexta-feira (7), Eduardo Leite e o xará Riedel viajam esta semana para participar do “International Program for Public Leaders in Green Economy”, traduzindo: “Programa Internacional para Líderes Públicos em Economia Verde”. O evento será na Universidade de Stanford, na Califórnia, nos EUA. Eduardo Riedel comunicou à Assembleia Legislativa que estará licenciado de 9 a 16 de julho de 2023.
Vice na área - O deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) disse em tom de brincadeira que o vice-governador, José Carlos Barbosa (PP), dormiria no gabinete da Governadoria neste domingo, esperando para assumir pela primeira vez como titular do Executivo. "Ele vai fazer muitas mudanças. Vai mudar a fotografia da mesa do governador", brincou.
Parada obrigatória - Difícil alguma visita ilustre vir a Campo Grande e não ser levada para conhecer o Bioparque Pantanal. Na semana passada, foi a vez de representantes do Chile passearem pelo ponto turístico. O governo de Tarapacá, região Norte do país, inaugurou na sexta-feira (7) um escritório de representação comercial em Campo Grande. Também foi assinado um acordo de colaboração com o governo de Mato Grosso do Sul como parte de uma série de compromissos para fortalecer a integração da Rota Bioceânica ou Rota de Integração Latino Americana, como também é chamada.