ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

TRE-MS vai liberar servidores para jogos da Copa

Anahi Zurutuza e Caroline Maldonado | 08/11/2022 06:00
TRE-MS vai liberar servidores e juízes para jogos do Brasil na Copa. (Foto: TRE-MS/Divulgação)
TRE-MS vai liberar servidores e juízes para jogos do Brasil na Copa. (Foto: TRE-MS/Divulgação)

Prioridades – Para o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) as eleições 2022 estão no passado. Agora, é a vez da Copa do Mundo. Nesta segunda-feira (7), o órgão definiu escala especial para que servidores possam assistir aos jogos do Brasil no mundial. Nos dias em que a seleção brasileira for jogar às 15h, o expediente será das 7h30 às 13h30, nos dias de partidas às 12h, das 7h30 às 10h30 e em caso de classificação para as próximas fases, com jogos às 11h, das 7h às 10h. O atendimento ao público no TRE-MS normalmente ocorre a partir do meio-dia.

Julgamentos – O desembargador Paschoal Carmello Leandro também decidiu mudar os horários dos julgamentos. Afinal, magistrados não são de ferro e querem estar na torcida. “As sessões marcadas para os dias em que haja jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022 serão realizadas às 9h, de forma remota”, diz a portaria.

Mudando de assunto – Derrotado nas eleições para governador e sem mandato, o ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD) não tem falado muito de política. Nos últimos dias, resolveu fazer comentários sobre futebol nas redes sociais. Postou foto jogando bola, esporte preferido do político, e nesta segunda-feira (7), fez brincadeira com a escalação do técnico Tite para a Copa do Mundo. “Será que sobra uma vaguinha para esse camisa 10 aqui?”.

Fechado – Ficou em R$ 2,4 milhões o custo da decoração de Natal em Campo Grande e será feita pela Empresa Construtora J.L.C LTDA. A prefeitura fechou o contrato há 15 dias e   publicou o extrato na segunda-feira (7).

Cidade iluminada – O valor é mais que o dobro do gasto em 2021. Segundo a prefeitura, é porque houve pedido de lideranças comunitárias e da população em geral para incluir vias de acesso aos bairros e de maior fluxo comercial no projeto de iluminação decorativa. Estão na lista da licitação Rua 14 de Julho, avenidas Mato Grosso, Afonso Pena e Duque de Caxias. A prefeitura disse que Lagoa Itatiaia, Cidade do Natal, além de 19 rotatórias espalhadas pela cidade farão parte do projeto.

Versões Thronicke – Sim, ela tem versões e pediu para os seguidores checarem todas: a “full pistola”, a “mãe tá on”, “fada sensata” e “iti malia”. A brincadeira nas redes sociais da senadora Soraya Thronicke (União Brasil) foi para mostrar alguns projetos de lei que ela apresentou, “para todas as situações”, nas palavras dela, assim como as caras e bocas que ela fez nas fotos.

“Full pistola” – Essa versão da senadora com a cara fechada, por exemplo, quer a regulamentação para comercialização, a aquisição, a posse e o porte de sprays de pimenta e armas de eletrochoque para defesa pessoal em todo o território nacional. É o projeto de lei 1928/2021. A “fada sensata” quer obrigatoriedade da divulgação completa das condições de oferta dos produtos vendidos na internet. O projeto contra a publicidade enganosa é o 4807/19. Ambos, aguardam votação.

Tráfico de pessoas – A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul quer a criação de núcleos para o combate ao tráfico de pessoas no Estado. O órgão abriu investigação contra os municípios de Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá para apurar como vem sendo feito o trabalho da rede de enfrentamento. “Precisamos promover e apoiar também a criação de comitês municipais, especialmente nas cidades de fronteira seca Ponta Porã e Corumbá”, argumenta o defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva.

Destaque - A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi a única universidade finalista da premiação do Ministério do Meio Ambiente sobre as melhores práticas de sustentabilidade do País. O 9º A3P (Prêmio Agenda Ambiental na Administração Pública) é um programa criado para incentivar órgãos públicos a implementarem práticas sustentáveis. O projeto Desafio UFMS Sustentável agora vai concorrer com a Prefeitura Municipal de Barueri (SP) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre.

Setembro – O mês de setembro terá uma semana para a Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e a Feira Cultural Social das Entidades de Pessoas com Deficiência, conforme a lei 6.949/22 sancionada pela prefeita Adriane Lopes (Patriota) na segunda-feira (7). A semana será do dia 26 ao dia 30. O objetivo é divulgar a lei 13.146 de 2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão.

Nos siga no Google Notícias