ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 30º

Jogo Aberto

Velho impasse sobre atendimento chega a renais

Por Lucia Morel, Fernanda Palheta, Gabriela Couto e Anahi Zurutuza | 11/12/2024 06:00
Paciente fazendo o tratamento de hemodiálise (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Paciente fazendo o tratamento de hemodiálise (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

Impasse – O velho desentendimento entre a Prefeitura de Campo Grande e a Santa Casa chegou na fila dos pacientes que precisam de transplante renal. Em inquérito que corre na 32ª Promotoria de Justiça, a discussão é se o município mantém a responsabilidade sobre a marcação de consultas dos pacientes ou o hospital. Este denunciou alto índice de faltas ao Ministério Público.

Cenário – No mês de maio, por exemplo, de 32 pacientes, apenas 17 compareceram às consultas. Já entre junho e julho, a presença foi praticamente maciça, depois de reunião entre município, clínicas de hemodiálise e médicos assistentes em que houve compromisso para que fosse feito mapeamento de agenda e envio de e-mails com data e hora da consulta. “Nota-se (...) que houve uma melhora substancial nas faltas”, cita o MP.

Em andamento – O inquérito ainda está em andamento e a Santa Casa solicitou a responsabilidade sobre a marcação das consultas, mas segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), é dever do gestor do SUS (Sistema Único de Saúde) essa atuação. Para o MP, o objetivo do inquérito é impedir a exportação de pacientes a outros estados para transplante de rim e dar eficiência ao fluxo de agendamentos.

Estamos com você – Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser internado e passar por cirurgia às pressas para drenagem de uma hemorragia intracraniana, os petistas sul-mato-grossenses usaram as redes sociais para desejar uma boa recuperação. O ex-governador e deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, Zeca do PT, disse estar “orando e fazendo uma corrente de energia positiva”. A deputada federal Camila Jara (PT) compartilhou atualização da cirurgia realizada nesta madrugada, sem intercorrências e desejou “plena e rápida recuperação”, enquanto o deputado federal Vander Loubet (PT) também se manifestou, “estamos torcendo pela recuperação do presidente”.

Na torcida – Não foram só os petistas que se solidarizaram com o estado de saúde de Lula. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), desejou uma “pronta recuperação” e que a “força e determinação de sempre sejam renovadas”. Até o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) curtiu a publicação do perfil oficial do presidente com a nota oficial sobre a saúde do petista.

Depois das 20h – A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes (PP) mostrou que o ritmo de fim de ano é acelerado e com muito trabalho. Nas redes sociais compartilhou vídeo mostrando a hora do fim do expediente. “Já passa das 8 da noite. Estou aqui na prefeitura ainda, terminei a última reunião, mas ainda temos alguns documentos a serem analisados de interesse da população da nossa cidade e nós vamos continuar mais uns minutinhos aqui”, contou.

Parabéns – O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro (PP), aproveitou a sessão desta terça-feira (10) para parabenizar os botafoguenses pela conquista do Campeonato Brasileiro. Como na Casa de Leis apenas Zeca do PT torce para o alvinegro, a mensagem foi direcionada ao petista. Feliz com a mensagem, o petista contou que já está na torcida da próxima conquista do time que disputa a Copa Intercontinental hoje (11), no Catar.

Acelera aí – O presidente pediu que os deputados que quiserem protocolar projetos ainda em 2024 que o façam ainda esta semana. A ideia é encerrar o ano legislativo nesta semana e não no dia 22 de dezembro, como estava previsto. Gerson Claro precisa liberar o plenário para dar o start na reforma.

Sem luz – Nesta terça-feira (10), tanto a Câmara de Campo Grande quanto a Assembleia Legislativa sofreram com a falta de luz. De manhã, um curto-circuito cortou o abastecimento de energia no Legislativo municipal e à noite, foi a Casa de Leis do Estado que ficou às escuras. Segundo servidores, cabos de energia no Parque dos Poderes foram atingidos durante obra.

Vai que cola – Durante discurso de lançamento da Operação Boas Festas, o comandante da PMMS, Renato dos Anjos Garnes, agradeceu as entregas do governador Eduardo Riedel (PSDB), aproveitou para pedir melhores salários. “Todos querem entrar na PMMS, por ser uma das mais bem pagas. Mas precisamos melhorar isso”.

Nos siga no Google Notícias