ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Vereador faz escândalo com flores durante sessão

Caroline Maldonatto e Maristela Brunetto | 18/08/2023 06:00
Vereador durante discurso no plenário da Câmara Municipal. (Foto: Divulgação/CMCG)
Vereador durante discurso no plenário da Câmara Municipal. (Foto: Divulgação/CMCG)

Nada a ver - A sessão de quinta-feira (17) da Câmara Municipal da Capital teve aprovação de projetos de lei corriqueiros, como desafetação de área, nome de escola e criação de data comemorativa. O vereador Tiago Vargas (PSD), que ultimamente não tem mais feito críticas à prefeitura, como era de costume, levou flores para discutir um tema que não tem a ver com o cargo ou com a cidade, mas conseguiu a atenção de outros parlamentares.

Holofotes - Do nada, Tiago começou a gritar chacoalhando as flores. Criticou a repercussão do caso da jornalista que ficou na mira de um fuzil da polícia durante reportagem em comunidade de Guarujá (SP). “Estou com o novo armamento da polícia [flores], de acordo com os jornalistas brasileiros”, disse. Ele a chamou de “pseudojornalista”, esquerdista e defensora de bandidos, por ter entrado em uma favela dominada por traficantes, onde policial foi assassinado, e a resposta veio com operação que já soma 18 mortos na comunidade. Irritado, o vereador perguntou se a jornalista queria que “a polícia entrasse com rosas”.

Teatro de ironias - Isso bastou para os vereadores Marcos Tabosa (PDT) e Ayrton Araújo (PT) entrarem na discussão que, obviamente, terminou com ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao atual, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), outro assunto sem relevância para o município.

Briga sem fim - E foi muito tempo jogado fora com debates inócuos entre rivais políticos. “É um teatro falar da esquerda, do Lula, que vai fazer concurso para PF, PRF e ampliar a Força Nacional e valorizar o servidor”, disse Tabosa. “Acredito que o Lula não vendeu nenhum Rolex e está fazendo um governo de inclusão”, acusou Ayrton.  Antes que alguém reclamasse da atitude de Tiago, o presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSB), já avisou que não podia fazer nada, porque levar as flores não fere o regimento interno. “Sou escravo do regimento”, disse o presidente da Casa de Leis, lembrando que o ex-vereador Cristóvão Silveira, já falecido, “jogava saco de pipoca e pastel frito na tribuna” quando ia reclamar do lanche das cantinas escolares que não eram saudáveis.

Na ponta da língua - O prefeito de Paranaíba, Maycol Andrade, conhecido como “Mayco Doido”, agora é “Mayco Sabonete”. Ao ser questionado sobre a briga que teve com o deputado federal Vander Loubet (PT) no banheiro de uma churrascaria, na Capital, ele mudou de assunto e disparou dados sobre os investimentos que tem feito no município. Aí, não parou mais.

Boom - A cidade está em seu melhor momento e sobram vagas de emprego, segundo o prefeito. Ele revelou que a plantação de cana-de-açúcar, o frigorífico e o comércio têm juntos 300 vagas de emprego e o desafio é encontrar gente para trabalhar. Por isso, nesta sexta-feira (18), vai ser assinada a ordem de serviço para construção de unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), ao custo de R$ 20 milhões. Já sobre Vander... nadinha a declarar.

Passaporte carimbado – O governador Eduardo Riedel ainda não pediu autorização formal à Assembleia, mas montou comitiva para tratar de negócios nos Estados Unidos. Ele vai a Washington para o fórum empresarial Lide, encabeçado pelo ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.

Passageiros - Entre os representantes do Governo do Estado que vão afivelar as malas e trocar experiências em outros cantos, o primeiro a viajar é o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, no dia 30, para passar cinco dias no evento, que costuma reunir empresários e autoridades fora do Brasil.

Estrelas - Na propaganda do evento Lide Brazil Development Forum, uma infinidade de autoridades da área financeira, como Roberto Campos Neto e executivos de bancos de desenvolvimento, muitos senadores, prefeitos e mais de uma dezena de governadores, inclusive Eduardo Riedel. A assessoria não tem confirmação da presença dele na capital norte-americana.

Além-mar - Outros que vão viajar para troca de experiências são o diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Ademar Silva Jr, que vai para Israel no começo de setembro; e o secretário-executivo de Transformação Digital da Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica, Marcos José Teixeira, que vai à China entre 16 a 25 de setembro, com uma missão da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Nos siga no Google Notícias