ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 23º

Arquitetura

Marcando gerações, Park's será pousada para idosos e centro cultural

Terreno foi comprado pela ACP e projeto será desenvolvido em duas etapas durante 2025 e 2026

Por Aletheya Alves | 05/02/2025 08:49
Marcando gerações, Park's será pousada para idosos e centro cultural
Park's foi bar e restaurante que marcou gerações. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Em 2019, o antigo Park’s Bar e Choperia encerrou as atividades após marcar gerações por 30 anos. Agora, revivendo o local, a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) irá transformar o espaço para levar atrações culturais, sindicais e criar uma pousada para a terceira idade da classe.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O antigo Park's Bar e Choperia, que encerrou suas atividades em 2019 após 30 anos de funcionamento, será revitalizado pela ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública). O local será transformado em um espaço cultural e sindical, além de uma pousada para professores aposentados. A primeira fase do projeto, que inclui reformas na estrutura existente, deve ser concluída em maio de 2024. A segunda fase, prevista para 2026, prevê a construção da Casa do Professor, uma pousada para cerca de 50 professores aposentados sem família. O projeto visa manter o contato com a natureza, característica marcante do antigo Park's.

Presidente da ACP, Gilvano Bronzoni explica que o projeto já está em desenvolvimento e se divide em duas partes. A primeira etapa está prevista para ser entregue ainda neste ano, em maio.

Nessa fase, a estrutura do bar está passando por reformas, sem alterar o projeto construtivo do local. “Ali, teremos atividades culturais, sindicais e iremos receber os aposentados. Outra coisa que queremos fazer é reabrir com nossas feijoadas e também com a feira dos nossos aposentados”.

Com isso em mente, os banheiros, áreas comuns e cozinha irão ganhar uma renovação para que os professores associados sejam atendidos, assim como o público geral em algumas ações.

A gente pretende entregar essa primeira etapa em maio devido ao aniversário da ACP, que é comemorado no dia 18. Não necessariamente será nessa data, mas o objetivo é realmente que seja em maio. Estamos reformando a cozinha, reestruturando o banheiro, a parte de piso e todo o estrutural que já existe”, diz Gilvano.

Mais ousada, a segunda etapa do projeto contempla a Casa do Professor. Com a teoria elaborada, a prática ainda será desenvolvida com expectativa de entrega em 2026.

Marcando gerações, Park's será pousada para idosos e centro cultural
Agora, local está cercado por tapumes enquanto é reformado. (Foto: Juliano Almeida)
Marcando gerações, Park's será pousada para idosos e centro cultural
Ambiente funcionava durante os dias e as noites, (Foto: Arquivo)

A Casa do Professor foi idealizada como uma pousada destinada aos professores aposentados. “Queremos alocar cerca de 50 professores que, por virtude da vida, não tenham família e estejam sozinhos. Com a construção da pousada, eles poderão estar com os amigos e com quem tem que cuidar deles, que é a ACP.

Gilvano comenta que, hoje, os aposentados nessa situação estão espalhados por casas de apoio, mas que poder oportunizar um local da classe trabalhadora faz diferença.

Em relação à estrutura de assistência na casa, o assunto ainda será desenvolvido, assim como outras questões práticas. Por ora, a ideia existe pensando na estrutura física.

Aos que guardam lembranças do Park’s, o professor garante que o objetivo não é mudar nada em relação ao contato com a natureza e que muito da estrutura continuará lembrando o antigo espaço.

Inclusive, uma ponte para ligar o espaço ao Parque Itanhangá deverá ser construída.

Agora, para quem não conheceu o Park’s, aqui vai um resumo: o local da Rua Itacuru, número 140, se manteve aberto por mais de 30 anos com apresentações musicais, feijoadas, petiscos e um bom chope.

Por lá, a iniciativa tomou corpo com o falecido ex-secretário de Cultura de MS, Silvio Nucci (que partiu em 2017, vítima de câncer). Ali, as feijoadas eram tradicionais e o contato com as árvores era uma das marcas.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias