Ao lado das filhas, Luciana Fisher redescobre a MPB e o "ser natureza"
Com influências de sons brasileiros, cantora de MS lança seu 3º disco juntamente com videoclipe
A sul-mato-grossense Luciana Fisher acaba de lançar seu terceiro álbum de carreira. Com o tema da preservação ambiental, valorização da mulher, pensamento descolonial e em prol das riquezas da fauna e flora brasileiras, "Sou Natureza" provoca questões existenciais, principalmente no tocante à pandemia (canção "Um ano de Solidão", por exemplo).
"O nome veio a partir da ideia de uma música que eu escrevi para o Sarau dos Habitantes da Terra, promovido pelo Coletivo Ágora Brasil, justamente para a campanha internacional de vacinação da covid-19. Já estava com essa mescla de pensamentos na cabeça, então resolvi investir no projeto", esclarece a artista.
São 13 músicas autorais que ressaltam a força que a natureza tem sobre o homem, e não o contrário. Ao lado das suas primogênitas de 6 e 9 anos, as três soltaram o "gogó" e também fizeram do projeto uma brincadeira entre mãe e filhas.
Confira abaixo o videoclipe de "Sou Natureza":
Em "Sou Natureza", Luciana envolve o estilo da MPB – com referências de Tom Jobim, Guinga, Milton Nascimento – ao lado de influências com na música regional do Norte e Nordeste brasileiro. O projeto foi aprovado pelo edital Cultura e Cidadania da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.
Luciana Fisher é formada em artes pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e música pela UniFMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas), além de ser mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP e doutora em artes Visuais pela USP (Universidade de São Paulo).
Na sua bagagem, participou de diversos corais tanto como cantora quanto regente. Há mais de vinte anos, atua em shows na Capital e na cidade de São Paulo. Seus álbuns anteriores – "Todos os Lugares" e "Ternário" – sempre provocam um imaginário popular, este último com músicas regionais de MS.
O álbum já está disponível em formato digital no Spotify e outras plataformas de música por streaming.
Curta o LADO B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail ladob@news.com.br ou via Direto das Ruas, o WhatsApp do Campo Grande News | (67) 99669-9563.