ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Aventura da Guerreira Potira pelo Cerrado já é livro e busca doações

Obra infanto-juvenil narra história da protagonista indígena e é possível participar do financiamento coletivo

Bárbara Cavalcanti | 13/12/2021 11:08
O livro agora já é realidade e campanha de financiamento coletivo visa apoiar também a escola da Aldeia Urbana Marçal de Souza.
O livro agora já é realidade e campanha de financiamento coletivo visa apoiar também a escola da Aldeia Urbana Marçal de Souza.

A Guerreira Potira, personagem indígena do folclore brasileiro, vai se aventurar pelo Cerrado com seres da mata para salvar a natureza. Em 2019, o Lado B contou a história da construção do livro escrito por Bianca Resende, ilustrado por Marina Torrecilha e revistado pela professora e historiadora Linda Terena. O livro agora já é realidade e campanha de financiamento coletivo visa apoiar também a escola da Aldeia Urbana Marçal de Souza.

A história de Potira é conhecida por ser o que se conta sobre o surgimento dos diamantes nas minas do Centro-Oeste. Ela passa a chorar diamantes após perder o grande amor, Itagibá, em uma batalha. Já a versão do lançamento traz uma história alternativa, onde Potira embarca em uma saga para impedir o desmatamento.

Até o dia 3 de janeiro, será realizada campanha de financiamento coletivo do livro. Como o livro traz uma mulher indígena como protagonista, o objetivo é contribuir para a valorização da cultura indígena.

Assim, parte da verba será da comercialização dos livros será destinada à Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira – Tumune Kalivono, localizada na Aldeia Urbana Marçal de Souza. Com os recursos, será apoiada a realização da Feira Indígena Cultural, organizada anualmente pela escola, além da instituição receber alguns exemplares.

“Realizar o sonho de uma publicação é uma experiência de morte e vida, porque morre uma expectativa (a de publicar) e nasce outra (das pessoas abraçarem sua narrativa). Eu tenho uma ansiedade em relação a isso, mas é das boas: aquela de quando a gente consegue algo que quer muito, sabe?”, comenta a escritora Bianca Resende.

Como contribuir - Quem apoiar a campanha, recebe, além do exemplar digital ou físico, também brindes exclusivos, marca páginas, pôsteres, cartões postais e outros. Confira todas as informações clicando aqui. Mais sobre o livro também está disponível no Instagram do projeto.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias