ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Capital terá oficina de vestimentas e pinturas corporais do Maculelê

O curso faz parte do projeto Capoeira, Cultura e Memória que neste ano tem realizado várias atividades

Por Thailla Torres | 29/08/2024 09:02
O curso é gratuito e aberto a toda comunidade, capoeiristas e não praticantes.
O curso é gratuito e aberto a toda comunidade, capoeiristas e não praticantes.

De quinta (29) a sábado (31), Campo Grande recebe a oficina de Confecção de Vestimentas e Pinturas Corporais do Maculelê, uma iniciativa que integra o projeto "Capoeira, Cultura e Memória".

Idealizado pela professora e capoeirista Priscila Coutinho, do grupo Memória Capoeira, a iniciativa propõe a valorização da prática e dos capoeiristas, bem como a reflexão sobre a transversalidade da capoeira, destacando o papel das mulheres nesta rica tradição cultural.

A oficina é gratuita e será realizada na sede do grupo de capoeira que fica na Rua Barão de Campinas, n.º 1944 - Jardim das Mansões, na quinta-feira (29), das 16h às 20h30, e na sexta-feira (30) e sábado (31), das 14h às 20h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 67 99200-7742 (WhatsApp).

A oficina de pinturas corporais do Maculelê será ministrada por Fernanda Aranha, capoeirista de Três Lagoas. O curso é gratuito e aberto a toda comunidade, capoeiristas e não praticantes, com o intuito de apresentar as técnicas e as familiaridades existentes entre o maculelê e a capoeira, ambas riquezas herdadas do povo do continente africano.

“A oficina vai ser uma oportunidade incrível para todos que desejam aprender sobre a confecção das vestimentas e a aplicação das pinturas corporais do Maculelê. O Maculelê é uma manifestação popular resgatada pela capoeira, originária de Santo Amaro [Bahia] e influenciada por diversas culturas”, explica Fernanda que destaca que se trata de um curso aberto para todos, “independentemente de experiência prévia, oferecendo uma imersão na cultura popular brasileira. Não é necessário ser capoeirista ou ter habilidades físicas específicas para participar. A programação é flexível, permitindo que qualquer pessoa interessada possa vivenciar a cultura e aprender a confeccionar vestimentas tradicionais”.

Para quem ficou curioso sobre o que vem por aí, Fernanda antecipa um pouco o conteúdo que será ensinado. “Os alunos vão aprender a fazer as roupas, então, quem chegar lá e participar de todas as atividades vai conseguir produzir a própria vestimenta para o maculelê, fazer as pinturas corporais e entender os seus significados”, diz Fernanda.

  • Datas: 29 a 31 de agosto (quinta-feira a sábado)
  • Horários: das 16h às 20h30 (dia 29.08) e das 14h às 20h30 (30 e 31.08)
  • Local: Rua Barão de Campinas, n.º 1944 - Jardim das Mansões – Campo Grande
  • Inscrições pelo telefone 67 99200-7742

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias