ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Artes

"Céu do caipira" é a foto premiada de MS que vai rodar a América Latina

Autor do clique, João Garrigó é fotógrafo apaixonado pelo meio rural e os registros que a natureza proporciona

Paula Maciulevicius | 23/04/2021 13:02
Menção honrosa foi para a foto "céu do caipira", feita em uma fazenda de Inocência, em Mato Grosso do Sul (Foto: João Garrigó)
Menção honrosa foi para a foto "céu do caipira", feita em uma fazenda de Inocência, em Mato Grosso do Sul (Foto: João Garrigó)

Uma foto da vacinação de gado feita na Fazenda Tarumã, no município de Inocência, em Mato Grosso do Sul, vai rodar os países da América Latina em exposições depois da menção honrosa recebida no 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo.

Entre 2.201 fotos, foi a "céu do caipira", do fotógrafo João Garrigó, a única a receber a menção do País.

Garrigó tem 29 anos de idade e 14 de carreira. Começou no fotojornalismo aqui no Campo Grande News. Atualmente, ele cobre política na Assembleia Legislativa do Estado, e sempre tem a câmera como companheira em todos os momentos.

"Eu estava ajudando na vacinação, e quando dava, fazia fotos. Esta foi à noite, após o trabalho. Lá é comum apagar as luzes da casa e sentar lá fora para admirar o céu", conta João.

A imagem é de 2019 e surpreendeu a todos que estavam na fazenda quando João mostrou na tela do computador. "Ali na hora que você está fazendo a foto, só tem o analógico dela com as configurações, você vê depois que aperta no visor, mas não é igual a ver no computador. Ali foi totalmente técnica mesmo", explica.

Quando abriu a imagem na hora de descarregar, não teve quem não ficasse emocionado com o céu do caipira. "Foi muito legal, o pessoal da fazenda, todo mundo que viu comigo ficou impressionado e este céu é deste jeito mesmo, claro que tem o alcance da câmera, mas você vê ele assim no campo. Fiquei muito feliz de ter feito essa foto e ter retratado o céu do caipira", diz.

O nome "céu do caipira" foi dado por João como reconhecimento ao privilégio que só o homem do campo tem, de poder encontrar um céu destes todas as noites.

Aqui na cidade você não consegue ver, mas ele está ali, está na fazenda, no campo, no Pantanal, e é um privilégio do caipira, este homem do campo, o produtor rural, o índio. Usei caipira, porque para mim é a forma mais raiz de falar", descreve.

João tem 29 anos de vida, destes 14 são dedicados à profissão de fotógrafo (Foto: Arquivo Pessoal)
João tem 29 anos de vida, destes 14 são dedicados à profissão de fotógrafo (Foto: Arquivo Pessoal)

Prêmio – O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura e patrocinado pela New Holland Agriculture com o objetivo de valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos.

Inicialmente restrito ao Brasil, o concurso foi ampliado para os Países do Mercosul, e depois ao completar 10 anos, para toda a América do Sul, se tornando o principal concurso fotográfico destes países. Além do prêmio e da menção honrosa, o projeto também faz exposições fotográficas itinerantes pelas cidades dos participantes.

"É um prêmio muito famoso no segmento do agro, eu sempre quis me inscrever, porque eu gosto disso, tanto é que fiz Agronomia", lembra Garrigó. Ao longo dos anos, o fotógrafo enveredou, por hobby, para o meio rural e aqui na Capital ganhou três prêmios da Famasul e um da Águas Guariroba.

"Agora eu fico muito feliz, imagina a minha foto entre 2.201 imagens? Eu ser o único brasileiro a receber da América Latina toda?", diz sem ainda acreditar.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias