Coletivo de Campo Grande cria selo para lançar artistas independentes
Nascida em Campo Grande, a Mandioca Records quer projetar a música alternativa regional para todo o país
Um projeto arrojado e com nomes da nova geração promete aquecer a cena musical alternativa de Campo Grande. O selo Mandioca Records acaba de ser lançado e é uma marca voltada para artistas independentes que oferece todo o processo de lançamento de música, e conta com assessoria de comunicação, direção artística, produção musical, produção audiovisual, estúdio, distribuição digital, gestão de agenda de shows e fotografia.
Segundo os idealizadores, o coletivo reúne a identidade da arte de MS pelos anos de contato íntimo com a cena local, criando, lançando artistas e produzindo eventos – com o que tem sido criado pelo mundo. Daí surge o nome “Mandioca”, alimento típico sul-mato-grossense e que faz sucesso no prato de muita gente.
“O objetivo da Mandioca Records é reconhecer e valorizar o produto artístico regional e nunca deixar essas raízes, mas também ser ponte para conectar artistas com o público, os grandes centros e o mundo”, afirma o fundador Julio Queiroz.
Era setembro de 2019 quando Julio Queiroz, o artista e produtor musical, decidiu se mudar para Portugal com toda sua família. A expectativa era tentar uma vida nova com mais oportunidades para viver do próprio trabalho com a música. Os projetos iam bem e contatos para shows e parcerias aconteciam até que a pandemia obrigou o mundo a refazer os planos.
Trancado em casa, Julio Queiroz lançou trabalhos autorais e produziu artistas do país lusitano durante todo o ano de 2020. Quando a situação parecia melhorar, veio a segunda onda da COVID-19 e Portugal voltou a fechar tudo. Desta vez, ele e sua família decidiram voltar ao Brasil e recomeçar.
Na volta para o Brasil, o artista também trouxe na bagagem muita experiência do mercado musical na Europa para aplicar à realidade sul-mato-grossense. Antes mesmo de pousar em Campo Grande, ele já fez contato com amigos profissionais da arte para montar um selo musical que atendesse a cena alternativa da cidade. “As nossas ideias casaram e a Mandioca começou a cozinhar”, brinca Julio.
Além de Julio Queiroz, responsável por gravar e produzir as músicas, o selo conta também com as fotógrafas Tui Boaventura, Camila Vilar e Paula Cayres para as criações artísticas, e com Aly Ladislau, produtor cultural, Fernando Henryque, redator criativo, e Francisco Joaquim, diretor de arte, que comandam a agência cultural Árvore-ser, especializada em marketing digital e comunicação para artistas.
O coletivo está lançando nesta sexta-feira (23), inclusive, seu canal no YouTube. "Nosso canal no YouTube é um espaço para lançamentos, criação de conteúdos especiais e experimentos com artistas diversos. O objetivo dessas criações é apresentar as sonoridades e a estética que o selo busca, abrir portas para novos talentos e amplificar a mensagem da nossa marca".
Nesta sexta também já será lançada a primeira produção às 12 horas, uma versão acústica e ao vivo da música "Teimosia", escrita e interpretada pelo DOVALLE, artista da Mandioca Records. E periodicamente teremos outros conteúdos, convidando artistas e outros profissionais da arte para colaborarem.
Projetos – Para este semestre, o selo já promete lançar singles de 4 artistas: DOVALLE, G Ribeiro, Jool e o próprio Julio Queiroz. O que une o casting, segundo os fundadores, é a criação de música livre, brasileira e universal, conectando ritmos tradicionais com o indie e a psicodelia. E Julio Queiroz garante que a Mandioca Records está aberta para receber artistas que dialoguem com esta proposta, não só de MS, mas de todos os cantos do Brasil.
Oselo foi lançado dia 02 de abril, com o Manifesto "Raízes do Futuro”, inspirado no “Caranguejos com Cérebro”, escrito por Fred Zero Quatro para o Movimento Manguebeat, que surgiu em Recife no início da década de 90.
"O selo funciona por meio de curadoria. Quando fechamos com um artista, assinamos um contrato com uma série de serviços que vão muito além de simplesmente gravar a música. Temos a preocupação com a produção primeiramente, ou seja, como extrair o melhor de cada artista e criar um conceito original para cada um. Também fazemos a divulgação, a parte visual com fotos e videoclipe e também registro e distribuição das músicas, parte muitas vezes complicada para o artista e que faz toda diferença nos ganhos que ele terá com sua arte", finaliza Julio.
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