Curta exibe a luta de quem tem fé em Xangô, orixá da justiça e trovão
Vídeo que mostra rituais e depoimentos de religiosos é quarto projeto da série “Encruzilhada de Estórias"
O quarto vídeo da websérie “Encruzilhadas de Estórias”, traz desta vez, louvações e expressões de fé para Xangô. O vídeo traz depoimentos de moradores de Corumbá e mostra os ritos religiosos relacionados ao orixá na cidade.
Nas religiões de matriz africana, Xangô é conhecido como orixá da justiça, do raio e do trovão. É ele quem rege os domínios do fogo, raios, lavas e de vulcão, com poder também nas pedras, rochas e pedreiras. É o orixá procurado em pedidos por justiça. Ele tem vários tipos, como Abomi, Aganju ou Agodô.
No sincretismo, as qualidades diferentes de Xangô são associadas com diferentes santos católicos. Xangô-Airá corresponde a São Pedro e Xangô de Ouro, ou Xangô Menino, está associado a São João e é festejado tradicionalmente no dia 24 de junho. Na cidade, a data inclui o tradicional Banho de São João. Xangô Agaju é identificado como São Miguel Arcanjo, celebrado no dia 29 de setembro no catolicismo.
O vídeo é feito pela Bea Oyá RP & Produções, de produção de Thayná Cambará. Assista abaixo:
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.