ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Ensaio Sobre a Lua brinda atuação de Jair Damasceno na arte de MS

Diretor aplica conhecimentos adquiridos numa carreira de 48 anos, em espetáculo que celebra o teatro

Danielle Valentim | 11/10/2019 07:45
De acordo com Jair, a peça foi montada utilizando a Dramaturgia da Imagem. (Foto: Tero Queiroz)
De acordo com Jair, a peça foi montada utilizando a Dramaturgia da Imagem. (Foto: Tero Queiroz)

O espetáculo Ensaio sobre a lua, que será apresentado, neste sábado e domingo, em Campo Grande faz parte da riqueza do ator, diretor, bailarino, coreógrafo, dramaturgo, professor e pesquisador Jair Damasceno. A peça integra as comemorações de 48 anos de atuação do artista no Brasil e dos 15 anos do coletivo Circo do Mato - Grupo de Artes Cênicas.

A fala tranquila e a expressão suave contrastam, de certa maneira, com a tenacidade característica de um profissional que atua em áreas como dança e teatro no Brasil há quase cinco décadas.

O espetáculo começa às 20h, nos dois dias, e de cara aborda o próprio teatro em cena. A peça Ensaio sobre a lua une o leque de conhecimentos adquiridos ao longo da carreira do diretor, bem como as percepções e contribuições dos atores e equipe, à crueza do espontâneo, dos erros e bastidores que fazem parte do nascimento de uma peça.

Segundo Jair, investigações sobre temas como a voz, movimento, iluminação, narrativa e interpretação no teatro realizados no Núcleo Artístico Jair Damasceno, estabelecido em 2006, geraram experimentos artísticos que deram base ao espetáculo.

“No momento, estou encantado com descobertas sobre luz e iluminação - e talvez a falta delas - feitas através de lanternas e artefatos de led com baterias recarregáveis”, descreve.

De acordo com Jair, a peça foi montada utilizando a Dramaturgia da Imagem, que trabalha a iluminação como uma linguagem capaz de afetar atores e público. “Há uma mudança na retina: ela exige uma acuidade, uma atenção maior, modificando a percepção dessa visão acostumada a muita luz, a tudo muito claro. No Ensaio sobre a lua, há pouca luz, ressaltando o essencial”, afirma.

“Desde o espaço cênico a qualquer coisa que esteja em cena, em função da cena, não existe nada puramente técnico: tudo é artístico”, completa.

Ensaio sobre a lua faz uso da metalinguagem de várias maneiras, seja abordando o teatro no palco ou representando, ao mesmo tempo, a experimentação e os resultados das investigações conduzidas durante a vida profissional de Jair.

O espetáculo começa às 20h, nos dois dias, e de cara aborda o próprio teatro em cena. (Foto Tero Queiroz)
O espetáculo começa às 20h, nos dois dias, e de cara aborda o próprio teatro em cena. (Foto Tero Queiroz)

De Berço- O interesse pela arte teve início no ambiente familiar, especificamente, pelo pai amante de poesias e mãe que tocava violão, cantava e dançava. “Eu via meu pai com livros e pedia que ele lesse para mim. Sem saber ler direito na época, eu decorava poesias que meu pai me pedia para recitar em cima de um banquinho. Então, estou no teatro desde pequeno”, brinca.

Natural do Amazonas, Jair conheceu o teatro em Manaus e consolidou a carreira artística em Mato Grosso do Sul. Chegando ao estado há 53 anos, ele participou do estabelecimento das artes cênicas em MS: foi o primeiro bailarino de Campo Grande e apresentou o primeiro nu em cena na cidade com a peça “Sangue Eletrônico” (cujo texto de Luis Fernando Verissimo foi encenado pelo grupo Alma de Circo, da UFMS).

O artista, que é graduado em pedagogia e pós-graduado em administração de recursos humanos, atuou e elaborou diversas performances, experimentos cênicos, espetáculos, estabeleceu o Laboratório de Criação e Expressão Cênica e o Núcleo que representa Ensaio sobre a lua no final desta semana na sede do Circo do Mato.

“Eu não teria muito significado como pessoa se não tivesse conhecido a arte. Fazer teatro é fundamental para que eu esteja vivo e consiga entender um pouco de mim, do mundo, das coisas que acontecem em geral e se elas são boas ou não. Me formo através dele, da dança, da música, é um aprendizado. Espero que as pessoas em geral, não só os artistas, possam entender a arte como fundamental, como uma necessidade. A luta pelo teatro é uma luta pela vida”, reflete o diretor.

Todos os espectadores podem pagar meia entrada de R$ 20, ao reservar os ingressos com antecedência pelo telefone (67) 99912-1420. No caso dos ingressos comprados na bilheteria, a meia entrada será disponibilizada a estudantes, idosos e artistas.

O espetáculo Ensaio sobre a lua - Núcleo Artístico Jair Damasceno acontece nos dias 12 e 13 de outubro, às 20h, na sede do grupo Circo do Mato, na rua Tonico de Carvalho, 263, bairro Amambai.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias